terça-feira, 15 de março de 2011

RÁDIO FÓIA: LIVROS PARA TODAS AS IDADES, SEMANA APÓS SEMANA

Do primeiro ao nono ano, vários alunos do Agrupamento de Escolas de Monchique vão passando semanalmente pela Rádio Fóia. E se os mais velhos nos cativam pelo interesse que a obra nos desperta, os mais pequeninos deslumbram-nos pela espontaneidade e pela facilidade com que falam de leitura, mal aprendem a ler.
Na passada semana, a Mariana, do 1º ano da Escola EB1 nº 2, com seis anos de idade, deixou-nos boquiabertos com a leitura de O Ratinho. Com uma rapidez e uma entoação surpreendentes, a Mariana teria lido toda a obra, em directo, se a jornalista Idalete Marques tivesse permitido.
Mas ainda houve tempo para uma animada conversa sobre animais e a Mariana confessou-nos que escolheu este livro, pois os ratinhos são os seus animais preferidos.
No final, não faltaram os beijinhos: para a mãe, para o pai, para a mana, para os avós, para os primos, para os tios... enfim... a emissão teve de passar para o departamento comercial e a Mariana mostrava-se entusiasmadíssima com a nova experiência.

Na semana anterior, a Helena Reis, da Turma A do 6º ano, fez a apresentação da obra Uma Viagem ao Tempo dos Castelos, livro indicado para a fase final do Concurso Pares da Leitura, que terá lugar no próximo dia 25 de Março.

A Helena, que será uma das finalistas deste concurso (em parceria com a mãe), mostrou dominar perfeitamente o conteúdo da obra e revelou-se uma leitora entusiasmada e expressiva.

2 comentários:

Alexandra disse...

estam muito bem gosto muito de as vere irem ler ao radio foia.parabens

Maria Teresa disse...

estas muito linda leste muito bem um bj