terça-feira, 10 de novembro de 2009

1º ROTEIRO LITERÁRIO

No passado fim de semana, um grupo de professores e funcionários do Agrupamento de Escolas de Monchique e alguns acompanhantes participaram no 1º Roteiro Literário promovido pela Biblioteca Escolar, no âmbito do Projecto aLer+.

Esta iniciativa, que visa envolver os adultos para motivar os mais jovens, contou com um itinerário diversificado, cujo ponto alto foi a visita guiada ao Convento e Palácio de Mafra, na rota do célebre romance de José Saramago - Memorial do Convento.
Os participantes tiveram ainda a possibilidade de disfrutar de uma visita guiada ao Palácio de Belém e ao Museu da Presidência, numa antecipação às Comemorações do Centenário da República.
Ali bem perto, o túmulo de Camões, no Mosteiro dos Jerónimos, não podia ser ignorado, pois nunca é demais recordar o maior poeta português de todos os tempos.

Durante a viagem, houve tempo para a literatura e os participantes tiveram acesso a desdobráveis sobre Camões e José Saramago.

A visita à exposição "Amália", no Centro Cultural de Belém, não estava prevista, mas enquadrou-se perfeitamente neste Roteiro Literário.

CULTURA, LITERATURA, CONVÍVIO, CAMARADAGEM, ANIMAÇÃO... caracterizaram este primeiro roteiro que contou com o apoio da Câmara Municipal de Monchique.
No final, manifestavam-se intenções de ler, de LER+, e de repetir a iniciativa.

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostei muito deste roteiro literário, especialmente do convívio e da visita guiada ao Convento de Mafra. Li o Memorial em 1985 e já comecei a reler. Além disso sei que outras pessoas já o estão a ler. Parabéns a todos, especialmente à minha colega Paula Almeida pelo excelente trabalho e motivação da comunidade escolar.
Professora Ângela Duarte