quinta-feira, 18 de novembro de 2021

SELO CURIOSO 26 - LITERATURA (LUÍS DE CAMÕES)

 

Este selo, emitido em 1969 pela ex-colónia portuguesa de Moçambique para assinalar o 4.º centenário da passagem de Luís de Camões pela Ilha de Moçambique, mereceu a atenção da aluna Inês Calapez Duarte, da turma B do 8.º ano, que nos fez chegar o texto que se segue.

Luís Vaz de Camões, nascido em 1524, era oriundo de uma família da pequena nobreza. Era filho de Simão Vaz de Camões e de Ana Sá e Macedo.

Camões foi poeta e soldado, autor do famoso livro Os Lusíadas, que conta a viagem de Vasco da Gama até à Índia. Numa batalha ocorrida em Ceuta, Marrocos, perdeu o olho direito.

Em 1552, em Lisboa, foi preso devido a um desentendimento com um funcionário da Corte. Um ano depois foi perdoado pelo rei. Partiu em 1553 para Goa, Índia, e participou em várias expedições militares.

Em 1556, Camões voltou para Goa, mas a sua embarcação naufragou na foz do rio Mekong. Conseguiu salvar-se, nadando e levando consigo o livro original de Os Lusíadas. Em Goa, foi preso novamente em consequência de novas intrigas.

Em 1569, Camões voltou a Portugal na nau Santa Fé. Dezasseis anos depois, estava de volta a Portugal. Chegou a Cascais no dia 7 de abril de 1570. Publicou Os Lusíadas em 1572.

Luís Vaz de Camões morreu em Lisboa a 10 de junho de 1580. Alguns biógrafos dizem que morreu na pobreza. Em 1594, D. Gonçalo Coutinho mandou fazer-lhe uma lápide com a inscrição “Aqui jaz Luís de Camões, Príncipe dos Poetas do seu tempo. Viveu pobre, assim morreu”.

                                                Trabalho realizado por: Inês Calapez Duarte 8.º B, N.º 8

Fontes consultadas:

https://observador.pt/2015/06/10/camoes-historia-cinco-duvidas/ 

https://bit.ly/31Lxw6M

Sem comentários: