domingo, 7 de novembro de 2021

SELO CURIOSO 23 - HISTÓRIA (VASCO DA GAMA)

 A rubrica «Selo Curioso» está de volta, numa parceria com os professores de História dos 2.º e 3.º ciclos, envolvendo os alunos na produção de conteúdos alusivos a selos antigos de uma coleção que está à guarda da biblioteca escolar.

O selo selecionado pelo aluno António Duarte, da turma A do 8.º ano, apresenta-nos Vasco da Gama e faz parte da emissão «Navegadores Portugueses», publicada em 1945.

Biografia de Vasco da Gama

Vasco da Gama nasceu em Sines, cidade portuguesa da região do Alentejo, ao que tudo indica no ano de 1469.

Era filho ilegítimo do navegador Estevão da Gama e de Dona Maria Isabel Sodré. Casado com D. Catarina de Ataíde, teve sete filhos. Viveu a sua infância rodeada de marinheiros e histórias de viagens.

Vasco da Gama foi um navegador português, comandante e responsável pela grande expedição que partiu de Lisboa e abriu o novo caminho marítimo para a Índia, importante centro produtor de especiarias, tecidos e pedras preciosas.

Em 1487, o Rei D. João II designou Vasco da Gama para comandar a tão sonhada expedição para a Índia. Em 1488, após Bartolomeu Dias ultrapassar o Cabo da Boa Esperança, D. João II intensificou os  preparativos para a expedição.

No dia 8 de julho de 1497, já no reinado de D. Manuel, os portugueses iniciaram a grande expedição que partiu de Lisboa com quatro embarcações. A nau “São Gabriel” era comandada por Vasco da Gama; a “São Rafael” era comandada por Paulo da Gama, seu irmão; a caravela “Berrio” foi entregue a Nicolau Coelho; a nau “São Miguel”, carregada de alimentos e munições, foi comandada por Gonçalo Nunes.

Chegaram a Calecute, na Índia, a 20 de maio de 1498, tendo sido entregue ao soberano de Malabar uma carta do Rei de Portugal em que era solicitada liberdade de comércio para os portugueses. Vasco da Gama regressou a Portugal a 29 de agosto de 1498 com os barcos cheios de especiarias, tecidos e pedras preciosas.

Vasco da Gama fez ainda mais duas viagens à Índia, uma em 1502 e outra em 1524, já com o título de Vice-Rei da Índia.

As suas viagens ficaram para sempre imortalizadas por Luís de Camões no épico livro “Os Lusíadas”.

Vasco da Gama morreu a 24 de dezembro de 1524, em Cochim, e os seus restos mortais encontram-se desde 1880 em Lisboa, no Mosteiro dos Jerónimos, ao lado do túmulo de Luís Vaz e Camões. 


António Duarte, 8.º A, N.º 3 - 31/10/2021

Fontes consultadas:
https://www.ebiografia.com/vasco_da_gama/
https://www.infoescola.com/biografias/vasco-da-gama/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Vasco_da_Gama
https://expresso.pt/cultura/2016-05-15-Quem-foi--realmente--Vasco-da-Gama-

1 comentário:

Eduardo Duarte disse...

Muito bem, António! Excelente trabalho de pesquisa e síntese. Um abraço de um tio orgulhoso!