sábado, 20 de novembro de 2021

ESCRIT@TOP.COM: MONCHIQUE E OS SEUS LUGARES AMADOS III

 

Fotografia; @N. Lemos

«No outono, é um deslumbramento. Pelas encostas da serra alastram rios de lava – a derradeira beleza das folhas quando os castanheiros se despem. Os medronhos, em tons de amarelo e vermelho, ardem em cachos ao lado da brancura perfumada do candeio. Surgem os cogumelos e as castanhas, os diospiros e as romãs. Por vezes, a bruma passeia-se pelas ruas e pelos vales, envolvendo a vila e a serra num arrepio de nostalgia e mistério e incendiando-se, à noite, na luz amarela dos lampiões.»

(António da Silva Carriço, «Memória das Coisas», 2.ª ed.,
s/l, «O Monchiqueiro», [2008], p.167.)

O SOFÁ
Fotografia; @Riana Venda

No Pico do Algarve, acima dos 900 metros de altitude, quase no cimo daquele monte de pedras na Foia, encontram-se umas pedras misteriosas. Não são misteriosas como a pedra filosofal de Harry Potter, mas têm muito para contar.

Deram o nome de sofá a estas pedras, alguns também a chamam de «Pedra Lisa», mas é mais utilizado o nome «Sofá». Mas porque é que foram dar este nome a umas pedras? Ninguém sabe ao certo, mas é porque a sua forma é completamente lisa como um livro requisitado numa biblioteca e as pedras em volta, dando privacidade aos jovens e adultos que lá vão, também são confortáveis como o berço de um recém-nascido.

 E o que torna este sítio ainda mais belo é a paisagem azul da serra, da cidade e mais à frente do mar. Faz lembrar os livros escritos por Sophia de Mello Breyner devido à nitidez com a qual se vê a água…

Estas pedras misteriosas têm muito para contar. Muitos jovens de Monchique passam por acontecimentos interessantes naquele sofá, como o seu primeiro beijo, passar uma noite de cinema com os seus amigos, cantar com uma guitarra, numa roda, uma canção que os anime, e muito mais. O sofá está sempre a fazer a sua magia, a dar recordações às pessoas que lá vão, a trazer encantamento às suas vidas.

O segredo por trás daquela pedra ninguém o conhece muito bem, mas tem que haver algum!

Riana Venda,  9.º C, N.º 12.

FORNALHA

Fonte da imagem: https://blog.algarveholidaylets.com/fonte-santa-da-fornalhe-thermal-springs/

Com vista para a costa algarvia, a Fornalha é uma das sete maravilhas de Monchique, na minha opinião.

Fornalha é uma pequena e humilde aldeia. Tem o privilégio de ter uma das fontes mais belas e conhecidas de Monchique, a Fonte Santa, um ponto turístico bastante conhecido por lá. Os residentes da Fornalha têm uma vista espetacular para praticamente o Algarve todo, tendo também uma das maiores barragens algarvias: a barragem de Odelouca.

Um outro ponto turístico da Fornalha, este não tão conhecido, é o Castelo de Alferce. Apesar de ter esse nome, penso que se situa lá na Fornalha... Nesse castelo, habitam os maiores veados da serra de Monchique… e já foram vistos muitas vezes!

Lourenço Rio, 9.º C, N.º 4.

A VARANDA

Fotografia; @Manuel Rosa

Quando entro na minha varanda, bate o sol! Ouve-se o vizinho de baixo a tocar flauta, os pássaros a cantar, tudo em sintonia. Quando se olha para a frente, vê-se a fachada da Picota, com uns pontos brancos espalhados, são as casas! Quando fecho os olhos, vem-me à cabeça verde e mais verde, porque aquilo é muito bonito e respiro o ar puro da floresta… Os pássaros a passarem à minha frente … é extraordinário! Também sinto o poder que a Natureza tem.

Manuel Rosa, 9.º C, N.º 7.


Sem comentários: