quarta-feira, 17 de novembro de 2021

SELO CURIOSO 25 - HISTÓRIA (PEDRO ÁLVARES CABRAL)

.

Emitido em 1969, para assinalar o V Centenário de Pedro Álvares Cabral, o selo que hoje se publica despertou o interesse da aluna Elisa Mira Mendes, da turma B do 8.º ano que, depois de uma cuidada pesquisa, produziu o texto que se segue.

Pedro Álvares Cabral nasceu em Belmonte, em 1467 ou 1468. Era filho de Fernão Cabral e de Isabel de Gouveia.

Aos 10 anos foi para a corte de D. Afonso V, em Lisboa. Estudou Literatura, História, Cosmografia e aprendeu a usar as armas.

D. João II concedeu-lhe o título de moço fidalgo quando tinha 17 anos. Em 1497, D. Manuel I dá-lhe o título de Fidalgo Conselheiro do Rei e é nomeado Cavaleiro da Ordem de Cristo. 

Embora não se conheçam experiências marítimas anteriores, foi nomeado pelo Rei D. Manuel I para comandar uma frota que faria a segunda expedição à Índia. Álvares Cabral seguia então com a missão diplomática para propor a paz e amizade e estabelecer uma via de comércio de especiarias a partir de Calecute. A sua armada tinha 13 navios, militarmente fortes e tripulados por 1500 homens.

No dia 9 de março de 1500 saiu rumo à Índia. Passou pelas Canárias e Cabo Verde e afastou-se da costa africana. Ao passar pelo equador, deparou-se com sinais de terra e, no dia 22 de abril, a armada atingiu a costa num local a que chamou Porto Seguro. No dia 26 de abril, foi aí realizada a primeira missa e foram organizadas diversas excursões para conhecer melhor o lugar. No dia 1 de maio de 1500, Pedro Álvares Cabral enviou a D Manuel I uma carta a relatar o seu achado (o Brasil) e seguiu viagem rumo à Índia.

A armada chegou a Calecute enfraquecida porque tinha perdido 4 naus ao passar o Cabo da Boa Esperança. Encontrou uma terra cheia de gentios, não cristãos. O comércio era dominado por muçulmanos. Pedro Álvares Cabral não conseguiu manter uma relação amigável com a população e sofreu um ataque dos muçulmanos. Estava aberto o caminho para as hostilidades. Cabral, para se vingar, tomou todas as embarcações que estavam no porto e bombardeou a cidade. Conseguiu, depois, estabelecer uma feitoria e celebrar um tratado de Paz. Abasteceu os seus navios de especiarias e regressou a Portugal, onde foi recebido em festa, no dia 21 de julho de 1501.

Em 1503 casou-se com D. Isabel de Castro, filha de D. Fernando de Noronha e Constança de Castro, sobrinha de Afonso de Albuquerque, com quem teve seis filhos.

Cabral foi nomeado para o comando de uma nova expedição, mas, depois de oito meses de preparativos, houve um desentendimento com o rei e foi substituído por Vasco da Gama.

Em 1509, retirou-se para sua propriedade perto de Santarém. Aí faleceu, no ano de 1520.

Trabalho realizado por: Elisa Mira Mendes, 8.º B, N.º 6 

Sem comentários: