terça-feira, 11 de maio de 2021

ESCRIT@TOP.COM - TELEMÓVEIS NAS ESCOLAS: SIM OU NÃO? (VERSÃO II)

 

Hoje em dia, quase todos os alunos têm um telemóvel. O uso do mesmo nas escolas é um tema muito polémico, polémica essa que também acontece em relação a outras tecnologias. Eu concordo que não deixem usar os telemóveis na escola, pois, vendo bem, o uso do mesmo, nesse contexto, tem muitas desvantagens.

Em primeiro lugar, o telemóvel contribui para os alunos não conviverem com as outras pessoas. Torna-as antissociais porque, muitas vezes, ficam nas redes sociais ou acabam viciados em jogos. Os alunos acabam por ficar tão viciados nas redes sociais e nos jogos que, por vezes, até se esquecem de comer! O resultado pior desse vício, porém, é que se lhes tirarem o telemóvel esses jovens entram em desespero e não se focam nas aulas. Se nos intervalos e nas aulas usarem constantemente o telemóvel, depois, quando quiserem olhar uma pessoa nos olhos ou falar cara a cara, fisicamente, com ela, já não conseguem. Noutros casos, acabam mesmo por se isolar do mundo. Então, tornando-se uma pessoa antissocial, isso pode causar inúmeras dificuldades mais tarde, até para arranjar emprego ou no seio familiar. Por outro lado, também podem acabar por desenvolver problemas mentais.

Outra desvantagem do uso dos telemóveis está relacionada com a privacidade.  Como nós sabemos, até devido a várias campanhas de alerta promovidas pela escola, há perigos na internet. É muito fácil conseguirem aceder ao nosso telemóvel ou simplesmente entrarem nas nossas redes sociais, e ficarem a saber inúmeras coisas sobre nós. Até mesmo sem «hackearem» a nossa conta, conseguem saber. Há muitos alunos, sim, ainda há muitos, que tiram fotografias ou gravam vídeos de si mesmos e colocam na internet, algo que é pouco aconselhável porque assim uma pessoa pode facilmente ficar a saber em que escola é que esse aluno estuda, os seus horários, etc.

Eu achei muito bem terem tomado aquela medida, porque muito antes dessa proibição, nós podíamos usar os nossos telemóveis, só que não podíamos tirar fotografias e gravar vídeos. Então, a responsabilidade acabou por ser dos próprios alunos. Se não tivéssemos desrespeitado as regras de utilização do telemóvel, hoje em dia, poderíamos usá-lo livremente.

De facto, também há algumas vantagens no seu uso. Uma das vantagens do uso do telemóvel no recinto escolar é que se os alunos se entretiverem a jogar, mas com moderação, isso até pode contribuir para acabar com algumas brincadeiras «parvas», em que alguém sai sempre mal. Agora, com a pandemia, talvez o telemóvel ajudasse a manter o distanciamento social, para os alunos não ficarem uns em cima dos outros.

Em conclusão, eu concordo que não se deva poder utilizar o telemóvel dentro do recinto escolar, pois ele pode causar inúmeros problemas, que podem afetar o aluno para toda a sua vida.

 Mariele Garcia Venda, 8.º A, N.º 14.

Sem comentários: