quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

O PAPEL DA FAMÍLIA NA PROMOÇÃO DA COMPETÊNCIA LEITORA

Estudos científicos levados a cabo por entidades credenciadas têm evidenciado o papel preponderante das famílias na promoção da competência leitora das crianças, ao propiciarem, desde cedo, o contacto sistemático com livros e momentos de leitura partilhada.


Ler bem exige muito treino. No entanto, se as primeiras experiências com livros forem ricas e agradáveis, as crianças aprendem a ler melhor, de forma mais rápida e segura, e compreendem melhor o que leem.


Sendo a leitura uma das capacidades mais importantes do ser humano e uma das principais condições para aprender, a escola e a família têm de trabalhar colaborativamente, assumindo uma responsabilidade partilhada sobre a forma como, em conjunto, podem potenciar a aquisição da competência leitora e fazer de cada criança um bom leitor.


Nesse sentido, e atendendo à fase atípica de isolamento que carateriza os nossos dias, e que afastou os alunos do espaço físico das escolas e das bibliotecas, reiteramos o apelo aos pais e encarregados de educação, de todos os níveis de escolaridade, para que incluam a leitura no dia-a-dia da família, que incentivem as crianças e jovens a ler cada vez mais e que os felicitem pelo empenho e pelos progressos. Muitas famílias já o fazem. Podem ser muitas mais!






Fotografias tiradas no âmbito da atividade «Cúmplices na Leitura» 
 4.º ano / Escola EB1 N.º 2

Sem comentários: