segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

EU, LEITOR(A), SUGIRO «O MEU PÉ DE LARANJA LIMA»

O meu episódio favorito do livro «O Meu Pé de Laranja Lima», de José Mauro de Vasconcelos, está situado no capítulo três da primeira parte, nas páginas 74 e 75, da edição da Fábula.

Neste episódio, Zezé sente-se preparado para soltar o seu pequeno passarinho. Então, vai ter com Xururuca, o seu Pé de Laranja Lima, para esperar uma nuvem muito bonita que o deixe voar em direção a Deus. Foi assim que, abrindo a camisa, arranjou uma forma simbólica para o grande voo do pequeno passarinho.

Para Zezé, este pequeno passarinho era como que a sua consciência, que o ajudava a pensar e a agir, sempre que precisava. Este passarinho vivia no seu peito, no seu coração, mas era fruto da sua imaginação.

Esta é a minha parte favorita, porque mostra que o Zezé está a crescer e que já não precisa do seu «conselheiro». Na realidade, não existe nenhum passarinho, nada físico, mas sim um pressentimento, a nossa consciência, que nos ajuda nas nossas decisões, nos momentos bons e maus.

Eu gostei especialmente deste episódio, pois mostra a imaginação e a criatividade de uma criança. Este passarinho acaba por ser uma maneira de Zezé escapar à realidade em que vivia, de pobreza e responsabilidade para com o irmão mais novo.

Para concluir, acho que cada um tem a sua forma de ver as coisas, mas muitas vezes a imaginação das crianças é mais sincera, mais pura e alegre.

 Filipa Reis Marques, n.º 7, 9.º B.


O episódio da obra «O Meu Pé de Laranja Lima» de que eu gostei mais foi quando a Glória, numa manhã após a doença do Zezé, lhe trouxe uma pequena flor branca, do Xururuca.

Um dos motivos pelos quais eu escolhi este episódio foi devido a nele existirem momentos felizes e momentos tristes, por exemplo, quando a Glória entrou no quarto do Zezé, ele «… estava sentado na cama e olhava a vida com uma tristeza de doer». Por outro lado, toda a família do Zezé estava agora feliz por ele estar a melhorar: «Antes de chegar ao galinheiro virei-me e dei adeus para ela. Nos seus olhos brilhava a felicidade». Todos estes momentos do episódio são como a vida de todos nós, umas vezes feliz e outras vezes triste.

O outro motivo que me levou a escolher esta cena foi por ela representar o crescimento interior de Zezé. Para ele, ver a primeira flor do seu Pé de Laranja Lima e a consequente passagem para árvore adulta representava o mesmo que a sua passagem do mundo dos sonhos para a realidade, da infância para a adolescência: «Quando eu era criancinha, também acreditava naquelas coisas. Muito embora Minguinho estivesse tentando me dizer adeus com aquela flor, ele partia do mundo dos meus sonhos para o mundo da minha realidade e dor.»

Resumindo, a carga dos sentimentos presentes neste episódio e o seu significado no crescimento de uma pessoa envolve-nos numa espiral de sensações e no prazer da leitura.

 Manuel Correia, n.º 14, 9.º B.


 

Sem comentários: