terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

EU, LEITOR(A), SUGIRO «O HOMEM QUE PLANTAVA ÁRVORES»

 

Eu escolhi o livro «O Homem que Plantava Árvores», de Jean Giono, para ser o «livro da minha vida».

«O Homem que Plantava Árvores» fala sobre um pastor de ovelhas chamado Elzéard Bouffier que dedicou a sua vida inteira a plantar milhões de árvores nos Alpes Franceses. O pastor trabalhava sempre sozinho, de forma solitária. Plantou esses milhões de árvores num deserto que, depois, deu origem a grandes florestas e matas e isso trouxe paz, descanso e liberdade a esse deserto.

Este livro foi escrito na década de 50, quando houve uma grande crise ambiental, e eu acho que foi nisso que o autor se inspirou. Penso que este livro faz referência ao poder que o ser humano tem de influenciar o mundo à sua volta.

Eu escolhi este livro, «O Homem que Plantava Árvores», por vários motivos. Primeiro, julgo que nessa altura já se pensava nas alterações climáticas, por isso, o autor decidiu escrever um livro muito simples, mas com uma mensagem muito importante:  um homem solitário que plantava árvores sozinho.

Outro motivo pelo qual escolhi este livro foi o seguinte: Elzéard Bouffier plantava árvores e as árvores são a vida e o nosso «alimento», o oxigénio.

Eu acho que todas as pessoas deviam ler este livro, porque é de fácil leitura e porque fala sobre a natureza, nossa mãe. Este livro faz-me lembrar que quando há um incêndio, as pessoas vêm (vêm?) replantar essa área afetada. Só que aqui é uma única pessoa …

Foi por estes motivos que escolhi este livro para ser o «livro da minha vida».

 Carolina Oliveira, 9.º A.

Sem comentários: