terça-feira, 10 de março de 2015

HÁ LIVROS QUE NÃO QUEREM DORMIR

O livro que não queria dormir é o interessante título do livro que o José Carlos Duarte, do 4.º ano da Escola EB 1 n.º 2, apresentou aos microfones da Rádio Foia numa das duas emissões do mês de fevereiro.
Do autor Pedro Teixeira Neves, que já esteve de visita ao nosso agrupamento de escolas, esta obra conta-nos a história de um livro que não queria acordar "simplesmente porque durante anos e anos ninguém o quis ler". Desiludido com o desprezo dos leitores, o livro viu-se, certo dia, nas pequenas mãos de um menino. Fora, finalmente, escolhido! Mas como os livros, tal como as pessoas, têm reações estranhas, fez uma birra e tentou impedir que o menino o lesse, fazendo força, comprimindo as páginas. 

Simpático e comunicativo, o José Carlos presenteou-nos com uma expressiva leitura de parte da obra e resumiu, depois, o resto da história, esclarecendo que, no final, o livro se deixou vencer pela insistência do menino e desistiu da birra, receando que as suas folhas se  rasgassem. Vitorioso, o menino deu início à leitura. Começava assim: "Era uma vez um livro que não queria dormir. Esse livro era muito feliz porque os dias inteiros, de manhã à noite, passava de mão em mão, de boca em boca, fazendo ecoar as suas palavras, contando e partilhando a sua história e os seus ensinamentos".

Quem não deixa mesmo dormir os livros é a Maria Gervásio, que deu voz à nossa rubrica pela sétima vez e que está sempre pronta para participar nas atividades de leitura promovidas pela BE. 
A rapariga rebelde tem uma amiga foi o título escolhido para o programa deste ano letivo, explicando-nos a Maria que a sua escolha está relacionada com o facto de se identificar muito com a protagonista da obra.
No entanto, a nossa leitora reservou-nos uma agradável surpresa para esta edição e deu-nos a conhecer um texto da sua autoria "Amor de perdição à monchiquense", que partilhou com os ouvintes da Rádio Foia.

Sem comentários: