sábado, 28 de janeiro de 2017

LEITURAS DE JANEIRO NA RÁDIO FOIA

No mês de janeiro, a rubrica semanal de leitura na Rádio Foia (Um Livro por Semana) fez chegar aos seus ouvintes um conjunto muito diversificado de propostas de leitura.
A Maria Gervásio, que frequenta a turma A do 8.º ano, optou pela obra O Assassino do Crucifixo, um policial vertiginoso e arrepiante, da autoria de Chris Carter, psicólogo criminal cuja experiência profissional se projeta na escrita.
Indecisa quanto à adequação desta obra para ser apresentada na rádio, mas admitindo ser um livro que a fascinou desde a primeira página, a Maria surpreendeu a audiência pela maturidade dos seus interesses literários e pela espontaneidade das suas respostas às questões da jornalista Idalete Marques sobre hábitos de leitura.

Com seis anos apenas, a Beatriz Rio, que frequenta o 1.º ano na Escola EB1 N.º 2, apresentou-se em estúdio com uma magnífica obra de António Torrado, Pirilampos e Estrelas, e presenteou os ouvintes com uma leitura fluente, graciosa e corretíssima, deixando estupefactos todos os que a ouviram. Com efeito, é raro um aluno do 1.º ano dominar o mecanismo da leitura com a segurança e a fluência evidenciadas pela Beatriz. No entanto, a menina e a mãe (que a acompanhou em estúdio) esclareceram que a aprendizagem da leitura foi um processo natural e espontâneo, associado ao interesse que a Beatriz sempre revelou pelos livros.

As Histórias de Encantar da Ajudaris chegaram à Rádio Foia pela voz do David Nobre, do Francisco Jesus e do Simão Jesus, alunos do 4.º ano da Escola EB1 N.º 2.  Escritas por jovens autores, estas histórias dão corpo a um projeto que já vai na 8.ª edição e que, além de visar a promoção da leitura, da escrita e da cidadania, tem como objetivo fundamental o apoio a crianças e a famílias carenciadas.
Os três meninos associaram-se a esta causa solidária, aplicaram-se na leitura e divulgaram três magníficas histórias, uma das quais, “Uma amizade saudável”, foi criada por um grupo de crianças monchiquenses, no âmbito das atividades de animação e apoio à família do Jardim de Infância de Monchique.

A Pequena Vendedora de Fósforos de Cabul, uma autobiografia de uma rapariga afegã de 13 anos, nascida numa família de 14 irmãos, que trava nas ruas de Cabul uma batalha diária pela sobrevivência, foi a obra selecionada pela Mariana Duarte para a sua quarta intervenção na nossa rádio local. Familiarizada com os microfones e confortável na sua relação com os livros e com a leitura, a Mariana, que frequenta a turma A do 7.º ano, fez uma abordagem muito emotiva desta obra, estabelecendo comparações com as condições de vida da maioria das adolescentes europeias. No entanto, a jovem leitora fez questão de frisar que, por vezes, bem perto de nós, também há quem esteja a passar por dificuldades, apelando ao espírito solidário dos ouvintes.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

9.ª EDIÇÃO DO "PARES DA LEITURA" VOLTA A ENCHER AUDITÓRIO

Pelo nono ano consecutivo, a Escola Básica Manuel do Nascimento foi palco de mais uma edição do Concurso ”Pares da Leitura”, que no corrente ano letivo contou com a participação de 28 pares constituídos por alunos do 2.º ciclo e por adultos convidados.

Pais, mães, irmãos, primos, tios, tios-avós, amigos, vizinhos, professores e funcionários da escola corresponderam aos convites dos alunos e aderiram a esta iniciativa de promoção da leitura, envolvendo-se num responsável e aprofundado estudo do conto “Saga” de Sophia de Mello Breyner Andresen.



 Aos alunos coube a leitura da obra A Menina do Mar, da mesma autora, e os resultados obtidos deixam adivinhar uma cuidada leitura deste texto pela maioria dos participantes.



Somadas as pontuações de cada par e contabilizado o tempo em casos de empate, ficaram apurados para a 2.ª fase, que está agendada para o dia 31 de março, às 20h30, os seguintes pares:
- Leonor Luz (6.º B) – Maria da Conceição Santos;
- Rodrigo Silva (6.º B) – Carlos Silva;
- Matilde Calapez Duarte (5.º A) - Maria Luísa Salvador;
- Beatriz Reis (5.º B) – Teresa Campos;
- Rita Gonçalves (5.º B) – Maria Francisca Alves;
- Pedro Carrilho (6.º A) – Zélia Carrilho;
- Inês Inácio (5.º A) – Sílvia Duarte;
- Angelina Jones (6.º A) – Maria Fernanda Martins;
- Francisco Vieira (6.º B) – Joana Fernando;
- Filipe Duarte José (6.º B) – Ana Isabel Marreiros.
Suplentes:
Ricardo Castaldo (6.º A) – Alexandre Castaldo;
Carolina Morais (5.º B) – Ana Filipa Gonçalves.

Os alunos terão, agora, de ler a obra Flor de Mel, de Alice Vieira, e os adultos, As Minas de Salomão, de Rider Haggard, numa tradução de Eça de Queirós.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA 2017

A Pérola, de John Steinbeck, foi a obra que esteve na base do apuramento das três alunas que representarão o Agrupamento de Escolas de Monchique na 2.ª fase do Concurso Nacional de Leitura.


A Maria Duarte Gervásio (8.º A), a Joana Carolina Silva Lopes (9.º B) e a Joana Filipa da Silva Rosa (7.º A) obtiveram as três melhores classificações numa prova que se realizou no passado dia 24 de janeiro, no Auditório da Escola Básica Manuel do Nascimento, e preparam-se, agora, para marcar presença na fase distrital que será organizada por uma das bibliotecas municipais do distrito de Faro.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

LIVROS MAIS FIXES: LISTAS FINAIS JÁ SÃO CONHECIDAS

Já são conhecidos os livros preferidos das crianças e jovens portugueses que participaram na 1.ª fase de “MIÚDOS A VOTOS”.

Ao todo, 15 462 alunos de 404 escolas participaram nesta iniciativa inédita da Rede de Bibliotecas Escolares e da Visão Júnior.

Para conhecer as listas dos livros mais votados em cada ciclo, clique aqui .

No dia 17 de março, estes livros vão a votos e os alunos podem fazer "campanha eleitoral", apelado ao voto no seu livro preferido.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

PROBLEMA DO MÊS - JANEIRO

O problema do mês de dezembro revelou-se particularmente difícil e só três alunos chegaram ao resultado correto, mas o desafio para janeiro parece muito fácil.

O nosso leitor será capaz de descobrir a resposta adequada?
Tente e faça-nos chegar a sua resposta no espaço reservado a comentários. Estão garantidos prémios para todas as respostas certas.


Se um tijolo pesa um quilo mais meio tijolo, quanto pesa um tijolo e meio?