segunda-feira, 28 de setembro de 2015

"O PRINCIPEZINHO" DE CLARA DE SOUSA VICENTE


 
A obra O Principezinho, de Antoine de Saint-Exupéry, é a fonte inspiradora de uma exposição da artista plástica Clara de Sousa Vicente, que estará patente ao público na Galeria Municipal de Arte de Barcelos, de 26 de setembro a 22 de novembro.

Partindo desta história intemporal, Clara de Sousa Vicente vai ao âmago da sua infância e recria um conjunto de pequenas histórias e de personagens que interagem com as personagens de Exupéry.

Recorrendo a materiais pouco habituais na cerâmica, como o crochet, os botões, a tela ou a madeira, a artista plástica dá uma significação de modernidade à sua arte e, tal como Exupéry, leva-nos a refletir sobre as coisas aparentemente simples.

 “Duas ou três lagartas terei eu de suportar se quiser saber como são as borboletas.”

 “Também se está sozinho ao pé dos homens.”

 “É simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos.”

 “Quando nos deixamos prender a alguém, arriscamo-nos a chorar de vez em quando…”

 

PROMOÇÃO DA LEITURA NO ARRANQUE DO ANO LETIVO


O projeto “Ler+ para Vencer”, que consiste na oferta de um livro a todas as crianças que ingressam no 1.º e no 5.º ano de escolaridade, continua a marcar o início do ano letivo no Agrupamento de Escolas de Monchique, graças a uma parceria consistente entre a Biblioteca Escolar e a Junta de Freguesia de Monchique, que se assume como “uma Freguesia aLer+” e que garante o financiamento integral da atividade. 

No corrente ano, as obras adquiridas para o 1.º ciclo fazem parte de uma coleção de livros infantis editada pela Associação para a Promoção Cultural da Criança, que inclui textos e ilustrações de reputados autores e que tem por objetivo “estimular o gosto pela leitura transmitindo, em simultâneo, princípios/valores como sejam os da solidariedade, igualdade, defesa do ambiente, justiça e participação”.

O Cão e o Gato (texto de António Torrado e ilustração de André Letria), O Voo do Golfinho (texto de Ondjaki e ilustração de Danuta Wojciechowska), Pirilampos e Estrelas (texto de António Torrado e ilustração de Yara Kono) e Parece um Pássaro (texto de David Machado e ilustração de Gonçalo Viana) são os títulos que chegaram às mãos dos meninos do 1.º ano, mas as bibliotecas das escolas foram presenteadas com todos os exemplares da coleção.
 
 
A Viúva e o Papagaio, de Virginia Woolf, voltou a ser o livro oferecido aos alunos do 5.º ano, por ser uma das obras de leitura obrigatória, de acordo com as Metas Curriculares de Português.
 
 
Este projeto, que dá continuidade a uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura, pretende promover o prazer de ler na entrada de um novo ciclo de escolaridade, garantindo igualdade de oportunidades no acesso ao livro e à leitura.

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

ANO LETIVO COMEÇA COM RECEÇÃO A ALUNOS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

Os estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas de Monchique deram  hoje início ao ano letivo com a receção aos alunos de todos os anos de escolaridade.
Ainda pouco familiarizados com a dinâmica da nova escola, os alunos do 5.º ano mereceram uma atenção especial neste primeiro dia de aulas, que começou com as boas-vindas da diretora e da subdiretora do agrupamento, numa sessão informal e descontraída, que contou com a presença da maioria dos encarregados de educação.
Orientados pelo diretor de turma, os alunos dirigiram-se, depois, à sua sala de aula, onde se inteiraram do horário e de algumas normas e procedimentos básicos, e foram, posteriormente, conduzidos numa visita guiada pelos vários espaços e serviços escolares, com passagem garantida pela biblioteca.
Os pais e mães dos novos alunos também estiveram de visita à BE, onde ficaram a par dos recursos, serviços e atividades que estão à disposição dos seus filhos e de toda a comunidade educativa.