quarta-feira, 29 de abril de 2015

UM POR TODOS E TODOS PELO PLANETA

O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, que se celebra a 23 de abril, foi assinalado, na rubrica semanal "Um Livro por Semana", com a leitura da obra Um por Todos e Todos pelo Planeta. O Jaime Lopes, de oito anos de idade, que frequenta o 3.º ano na Escola EB1 N.º 2, selecionou esta obra de Manuel Reis e conduziu-nos ao Olimpo, onde os deuses se reuniram para deliberar sobre o grave problema de poluição que assolava o planeta.
Zeus, Posídon, Hades, Ares e Afrodite, entre outros, concluíram que teriam de enviar um emissário à Terra. Alguém que pensasse como os humanos, mas que fosse independente, esperto, imprevisível, que amasse a natureza e que possuísse um grande coração.
O Capitão Jack Sparrow mereceu o consenso dos deuses, que lhe ordenaram que voltasse à Terra e acabasse com a poluição que os homens produziam, a fim de garantir o equilíbrio do planeta. 
Em troca, Jack Sparrow poderia reviver todos os prazeres da sua vida de pirata.
 
Com uma leitura corretíssima, apesar do elevado grau de dificuldade do texto, o Jaime foi-nos narrando uma curiosa história que associa a mitologia grega à figura irreverente do "Pirata das Caraíbas", mas, acima de tudo, foi-nos alertando para os graves problemas ambientais do nosso planeta.

Questionado pela jornalista Idalete Marques, que ficou surpreendida com a mensagem ecologista desta leitura, o Jaime esclareceu que o livro faz parte da sua biblioteca pessoal e que o ganhou no Concurso "Adivinha quem está a ler!"

É claro que, no fim da emissão, o nosso jovem leitor recebeu os maiores (e merecidos) elogios da jornalista, deixando visivelmente orgulhoso o avó, que o acompanhou em estúdio durante todo o programa.
 
 
 
 

segunda-feira, 27 de abril de 2015

BE ASSINALA 41 ANOS DE ABRIL

A Biblioteca Escolar assinalou o 41.º aniversário do 25 de Abril com uma exposição de obras alusivas a esta data histórica e uma mostra de trabalhos realizados pelos alunos do 6.º ano, no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal.
As professoras Madalena Teixeira e Eugénia Moura e a funcionária Paula Gonçalves puseram à prova as suas capacidades artísticas e transformaram simples folhas de papel A4 em coloridos cravos vermelhos, que conferiram ao espaço escolar a cor e o sabor da liberdade.

sábado, 25 de abril de 2015

MONCHIQUE VOLTA A PARTICIPAR NO CONCURSO "MOMENTOS DE LEITURA"

Tal como tinha sido divulgado neste blogue, no passado dia 18 de abril, decorreu, na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, a fase final do concurso “Momentos de Leitura”, promovido pelas Bibliotecas Escolares dos concelhos de Monchique e Portimão, que contou com 22 participantes dos diferentes níveis de ensino.
O Agrupamento de Escolas de Monchique esteve representado pela Mariana Santos (1.º ciclo), pelo Leonardo Silva (2.º ciclo) e pela Bárbara Páscoa (3.º ciclo), cujas leituras nos encheram de orgulho. 
 
 
 
 
O grande vencedor do Ensino Secundário voltou a ser o jovem monchiquense Diogo Alves, em representação do Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo.
 
 
O Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes também se fez representar por uma jovem monchiquense, a Andreia Agostinho, que foi a grande vencedora do 3.º ciclo no ano transato.
 

quinta-feira, 16 de abril de 2015

CONCURSO "MOMENTOS DE LEITURA"


A final do concurso "Momentos de Leitura" decorrerá no próximo dia 18, sábado, a partir das 9 horas, na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, e contará com os melhores leitores dos Agrupamentos de Escolas dos concelhos de Monchique e Portimão.
O Agrupamento de Escolas de Monchique será representado pela Mariana Santos (1.º ciclo), pelo Leonardo Silva (2.º ciclo) e pela Bárbara Páscoa (3.º ciclo).

quarta-feira, 15 de abril de 2015

EXPERIÊNCIAS QUE SE REPETEM NA RÁDIO FOIA.

A primeira intervenção na Rádio Foia, no âmbito da rubrica "Um Livro por Semana", é normalmente marcada por situações de muito nervosismo. No entanto, no final de cada uma das edições, os alunos revelam, quase sempre, o seu interesse em repetir a experiência.
E foi exatamente isso que aconteceu com o Duarte Xavier Gouveia e com a Joana Albano, que participaram nesta atividade pela terceira e pela segunda vez, respetivamente.
O Duarte fez-se acompanhar do livro Hukleberry Finn, de Mark Twain, e deixou-nos curiosos relativamente ao protagonista, amigo de Tom Sawyer, que vive inúmeras aventuras, navegando numa balsa pelo rio Mississipi.

 A Joana, cuja turma tem andado envolvidíssima na leitura de uma coleção de clássicos da literatura portuguesa contados às crianças, selecionou Mensagem de Fernando Pessoa - Adaptado para os mais novos por Mafalda Ivo Cruz, e levou-nos numa primeira descoberta da obra do grande poeta português.

 E como vem sendo hábito, sempre que uma aluna do 5.º A participa na nossa rubrica semanal, à saída dos estúdios da Rádio Foia, há sempre surpresas agradáveis!

segunda-feira, 6 de abril de 2015

MARÇO - MÊS DA POESIA

A Escola Básica Manuel do Nascimento elegeu o mês de março como o MÊS DA POESIA e desafiou os seus alunos a lerem um poema por dia, sob o lema “Um poema por dia?! Nem sabes o bem que te faria!”.

As obras de poesia saltaram das estantes da Biblioteca Escolar e organizaram-se numa exposição com autores e poemas para todos os gostos e interesses.
 
No blogue da BE, a poesia associou-se à pintura e os leitores puderam usufruir de excelentes sugestões dos alunos, que foram complementadas com quadros de pintores de renome.

Alguns cafés e restaurantes da vila aderiram a esta iniciativa e, no dia 21 de março, DIA MUNDIAL DA POESIA, ofereceram aos seus clientes poesias recomendadas por alunos de diferentes anos de escolaridade.

 
 
 
 
 
Na Rádio Foia, a habitual rubrica semanal “Um livro por Semana” registou uma invasão de catorze meninos e meninas da turma B do 6.º ano, que transformaram a poesia numa festa, partilhando com o auditório os seus poema preferidos.

 
 

CARTA DE AMOR

Eu adoro o meu pai.
Ele é meu amigo e eu gosto muito dele.
Ele também gosta de mim.
Às vezes brinca comigo,
Põe-me às cavalitas,
Dá-me beijinhos,
Dá-me abraços,
Dá-me leite com chocolate,
Dá-me banho,
Dá-me a mão quando vamos passear,
Dá-me colo quando estou cansado,
Dá-me prendas.
Joga futebol e faz corridas comigo.
Anda comigo de bicicleta na rua.
Gosto de ajudar o pai a fazer as coisas,
Gosto de ajudar o pai a cortar a relva,
Gosto que o pai brinque comigo,
Gosto muito dos beijinhos
e abraços do pai.


Trabalho coletivo realizado pelos meninos da sala 5
do Jardim de Infância de Monchique

SEMANA DA LEITURA MUITO ALARGADA

A Semana da Leitura comemorou-se, no corrente ano, de 16 a 20 de março. De norte a sul do país, multiplicaram-se as atividades de leitura, com o intuito de estimular o prazer de ler e de promover o desenvolvimento das competências leitoras.
No Agrupamento de Escolas de Monchique, as atividades intensificaram-se logo a partir do dia seis de março, com as turmas do 9.º ano a deslocarem-se a Lisboa para assistirem à representação teatral da peça Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente. E para complementar este recuo até à época vicentina, os alunos estiveram de visita à Torre de Belém, e ao Museu Nacional da Arte Antiga, onde apreciaram valiosíssimas obras, com particular destaque para os Painéis de São Vicente, atribuídos a Nuno Gonçalves, O Inferno, pintura medieval de autor português desconhecido, e a Custódia de Belém, fabulosa peça da ourivesaria portuguesa, cuja autoria é “atribuível ao ourives e dramaturgo Gil Vicente”.

 
 
No dia onze, a escritora Luísa Fortes da Cunha esteve à conversa com os alunos do 5.º ao 8.º ano, apresentando a coleção “Teodora”, que já vai no 15.º título. Professora de profissão, a autora soube captar a atenção dos alunos e despertar o interesse pelas aventuras da jovem Teodora que, sendo a sétima filha de um casal, se transforma em fada ao completar doze anos, tendo a possibilidade de entrar para o Mundo Paralelo, onde existem seres fantásticos, mas onde terá de se defender de Pooka.

 
 

Nos dias dezasseis, dezassete e dezoito, o professor João Lizardo levou a sua Mostra Portátil de Livros Miniatura a todas as escolas do Agrupamento e, depois de dar a conhecer alguns volumes reveladores da História destes fascinantes objetos, ensinou os alunos a construir o seu primeiro livro em tamanho reduzido.
 

A atividade “Adivinha quem está a ler!” voltou a marcar presença nas escolas EB1 nº 1 e EB1 nº 2 de Monchique, enquanto a escola EB1/JI de Marmelete apostou na “Caça à Leitura”.




Na escola EB 2,3 – Escola Básica Manuel do Nascimento, a preferência foi para a atividade “À Roda dos Livros”, pondo os alunos a partilhar leituras com os colegas de turma.

Um dos pontos altos da Semana da Leitura foi a final do concurso “Pares da Leitura”, que já vai na sua 7.ª edição e que, no corrente ano, contou com nove pares finalistas. Numa prova bem disputada, mas sempre animada e divertida, a dupla vencedora, constituída pelo João Melo, da turma A do 6.º ano, e pelo pai, Rafael Melo, esteve imbatível, ao responder acertadamente a todas as questões sobre as duas obras a concurso.


Em segundo lugar, classificou-se o par constituído pelo Duarte Gouveia (também do 6.ºA) e pela mãe, Ana Gouveia.
O terceiro lugar foi ocupado pela equipa formada por outra aluna do 6.º A, a Maria Gervásio, e por uma funcionária da escola, Maria Luísa Salvador, depois de uma prova de desempate que colocou no quarto lugar a equipa formada pela Teresa Penteado, da turma B do 6.º ano, e pela sua madrinha, Anabela Martins. Mas como o que verdadeiramente importa, neste concurso, é a alegria da leitura, todos os finalistas foram premiados pela Junta de Freguesia de Monchique.
Também houve espaço para a atribuição de prémios às três alunas do 3.º ciclo que representarão o Agrupamento de Escolas de Monchique na fase regional do Concurso Nacional de Leitura, a Sara Silva, a Bárbara Páscoa e a Ana Teresa Alves, as quais receberam vales FNAC, numa oferta da Câmara Municipal de Monchique.