"Os livros alimentam-nos a alma e fazem-nos crescer p
or dentro." Esta foi uma das muitas mensagens que o escritor e ilustrador Pedro Seromenho nos deixou na sua visita a Monchique.

Nas sessões agendadas com todas as turmas da nossa escola, do 5º ao 9º ano, o escritor/ilustrador fez a apresentação dos seus livros, documentando o discurso com as magníficas ilustrações que caracterizam a sua obra. A assistência rendeu-se à palavra, em tom muito pausado e suave, e ficou suspensa na ilustração e na fluidez do traço que, ao vivo, fazia nascer histórias compostas com a colaboração dos alunos e do seu fantástico poder criativo. 

Alunos agitados? Turbulentos? Desinteressados? Onde estariam nesse dia?!
No auditório apenas se assistia a uma sessão de magia que cativava tudo e todos.

Nas cartolinas brancas iam surgindo dragões, princesas, cavalos alados, mas também castelos de gelatina e flores de caramelo... O escritor cedia o lugar ao ilustrador e correspondia às diversas sugestões da assistência que o brindava com um expressivo silêncio, enquanto o papel se recheava de vida e de imaginação.
No auditório apenas se assistia a uma sessão de magia que cativava tudo e todos.
No final, era a corrida ao autógrafo: único, criativo, fantástico... mas sempre oferecido com o sorriso de quem o faz com entusiasmo e prazer.