terça-feira, 30 de novembro de 2010

FEIRA DO LIVRO NA ESCOLA

O Natal aproxima-se a largos passos e crianças e adultos começam a pensar seriamente nos presentes que irão dar e nos presentes que irão receber.
É neste contexto que a Biblioteca Escolar apresenta a sua FEIRA DO LIVRO, criando a possibilidade de oferecer SABER, AVENTURA, DIVERSÃO, PRAZER... numa única prenda.
Visite a nossa FEIRA DO LIVRO e aproveite os descontos!

sábado, 27 de novembro de 2010

A LUA DE JOANA FOI O LIVRO DA SEMANA

A Lua de Joana, de Maria Teresa Maia Gonzalez, foi o livro escolhido pela Márcia Marreiros, da Turma B do 8º ano, para ser apresentado na Rádio Fóia, no âmbito da rubrica "Um livro por semana".
Na sua opinião, este é um livro que os jovens deviam ler, já que aborda problemas sérios e reais com que a juventude de hoje se debate.
Depois de ter lido, em directo, um excerto do seu agrado, a Márcia revelou que só muito recentemente descobriu o prazer da leitura, graças aos livros do PNL que foi lendo na escola.
Numa conversa muito animada, a Márcia foi abordando as vantagens da leitura e respondeu, com segurança e pertinência, a todas as questões que a jornalista Idalete Marques lhe colocou.
Ninguém diria que, minutos antes, mal podia conter o nervosismo. No final, admitiu mesmo que gostaria de voltar à Rádio Fóia.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

LER + / ESCREVER + ONLINE

Procurando promover a leitura e a escrita online, a Biblioteca Escolar e o Departamento de Línguas facultam, no BIBLIOTECLANDO, a possibilidade de os alunos verem publicados e comentados os seus textos. A iniciar esta actividade, aqui fica o texto do ESCRITOR DO MÊS, da turma B do 5.º Ano, Márcio Correia.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

O CONCURSO "PARES DA LEITURA" ESTÁ DE VOLTA


A nossa Biblioteca Escolar volta a organizar, em parceria com o Departamento de Línguas, o Concurso "Pares da Leitura" destinado a pares formados por um aluno do 2º ciclo e um adulto.
Nesta 3ª edição, as obras a concurso são A Fada Oriana, de Sophia de Mello Breyner Andresen (leitura para os alunos), e o conto "Fronteira" de Miguel Torga (leitura para os adultos).
Forma o teu par, inscreve-te e prepara-te para ganhar!

sábado, 13 de novembro de 2010

"UM LIVRO POR SEMANA" CONTINUA A APRESENTAR NOVAS PROPOSTAS DE LEITURA

Aos microfones da Rádio Fóia continuam a ser apresentadas diferentes propostas de leitura de autores e géneros diferenciados. Na passada semana, a Daniela e a Diliana, do 4º ano da Escola EB1 nº1, deram-nos a conhecer A Viagem da Sementinha, de Maria Isabel Loureiro, com ilustrações de Norberto Nunes. A duas jovens leitoras contaram-nos a história de uma sementinha que foi levada no bico de um pássaro, leram excertos da sua preferência, falaram dos seus hábitos de leitura e conversaram animadamente com a jornalista Idalete Marques.
Na semana anterior, o Rogério Lima Duque, da turma A do 7º ano, optou pela Banda Desenhada e levou-nos numa fantástica viagem pelo mundo, a partir das aventuras de Astérix e Obélix. As peripécias destes dois heróis fizeram-no recordar espaços que já visitou e, com um discurso fluente e entusiasmado, o Rogério provou, neste programa, que é fantástico viajar e conhecer o MUNDO.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

EM OUTUBRO, MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES, A ESCOLA MEXEU!

ADIVINHA QUEM ESTÁ A LER!

O "ADIVINHA QUEM ESTÁ A LER!" está de volta e já se encontra afixado em diferentes locais da Escola.
Será capaz de descobrir quem é o nosso leitor mistério?

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

"LIVRO QUE LADRA NÃO MORDE"

No passado dia 25, Dia Internacional das Bibliotecas Escolares, os alunos dos 5º, 6º e 7º anos assistiram ao divertido e criativo espectáculo "LIVRO QUE LADRA NÃO MORDE", que os transportou para o maravilhoso mundo dos livros. De uma pequena mala de viagem, saíram histórias e poemas e leituras e livros, muitos livros... lidos, contados, dramatizados...
A assistência rendeu-se à expressividade da palavra de Sandro William Junqueira e à música de Aires Ramos numa interacção constante e motivada.
Eu, confesso, não ouvi nenhum livro ladrar. Mas que os livros falaram, ai falaram, falaram! E, nesse dia, falaram mais alto e revelaram-se uma "fonte inesgotável de conhecimento, beleza e prazer"!