sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

AYRES DE SALDANHA: UM DOS CONJURADOS DA RESTAURAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA

Assinalando o Dia da Restauração da Independência, publicamos hoje, dia 1 de dezembro, feriado nacional, um trabalho produzido por um aluno do 8.º ano, no âmbito da disciplina de História

Reunião dos Conjurados de 1640
(Litografia da Nacional Editora)
Imagem retirada de: https://bitly.ws/33Cu9


Texto biográfico - Ayres de Saldanha
 


Ayres de Saldanha foi Comendador e Alcaide-Mor de Soure. Era neto do vice-rei da Índia, que tinha o mesmo nome. Casou com D. Isabel da Silva, filha de António Saldanha de Santo Amaro de Oeiras e de D. Maria da Silva e Gama. Deste casamento teve cinco filhos. Foi um dos quarenta Conjurados da Restauração da Independência de Portugal. Isto quer dizer que fez parte de um grupo nacionalista e patriótico português que queria a independência de Portugal face a Espanha. Este grupo nasceu na parte final do domínio espanhol sobre Portugal, de forma clandestina. Assim, Ayres de Saldanha foi um dos responsáveis pelo golpe de Estado do dia 1 de dezembro de 1640, ficando Portugal como estado independente e soberano em relação a Espanha e ao Mundo.

Ayres de Saldanha esteve presente no juramento do rei D. João IV, realizado no dia 15 de dezembro de 1640. Serviu no Alentejo como Mestre de Campo de um Terço de Infantaria e morreu na batalha de Montijo, em 26 de maio de 1644.

 Fontes consultadas: 

Ayres de Saldanha.(2019).Retirado de https://pt.wikipedia.org/wiki/Ayres_de_Saldanha

Batalha de Montijo. (2022). Retirado de https://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_Montijo

Os Conjurados. (2023). Retirado de https://pt.wikipedia.org/wiki/Os_Conjurados

 Trabalho realizado por: Paulo Rodrigues, 8.º A, N.º 14.


Sem comentários: