domingo, 16 de outubro de 2022

ESCRIT@TOP.COM - O QUE É A FELICIDADE? (COMPILAÇÃO I)

Uma atividade de diagnóstico realizada pelas turmas do 6.º ano, sob a orientação da professora Débora Boto, a partir do conto «Onde está a felicidade?», de Álvaro Magalhães (in O senhor do seu nariz e outras histórias, Ed. ASA, 2015.), conduziu os alunos a um interessante exercício de reflexão e de expressão escrita.


            Afinal, para eles, o que é a FELICIDADE?

Para mim, a felicidade é alegria. Alegria quando quero muito alguma coisa, consigo tê-la e me corre bem. Alegria quando a minha família e os meus amigos estão felizes. Fico alegre quando as coisas na escola me correm bem, quando estou com a minha família e os meus amigos e vamos passear ou fazer coisas diferentes.

Felicidade para mim é também termos muita saúde, porque tenho a minha mãe curada da doença que teve; é eu estar bem e a minha família e amigos estarem bem de saúde.
A saúde e a alegria para mim são uma grande felicidade, porque sem estas duas coisas não conseguimos ser tão felizes.
Eva Santos, 6.º B, n.º 6

 

Para mim, a felicidade é um sentimento que nos traz alegria, é quando penso em alguém muito especial, como a minha bisavó que, infelizmente, já não está entre nós. Lembro-me dela porque trouxe muita felicidade à minha vida e, várias vezes, brincava com ela. Por vezes, olho para o céu estrelado, penso nela e fico feliz, porque ela é o meu anjinho da guarda.

Outra coisa que me faz feliz é chegar a casa e ter à minha espera o meu amigo muito especial, o Daniel, ele brinca comigo e é meu amigo desde os meus seis anos.

 Maria João Gonçalves, 6.º B, n.º 17

 

Para mim, felicidade é viver, ter saúde, ter amor, ter família e amigos. A felicidade é um estado de espírito que nos deixa alegres. Felicidade tem ainda o significado de bem-estar espiritual ou paz interior.

Para alcançar a felicidade, o ser humano precisa de praticar ações virtuosas.

Gustavo Correia, 6.º A, n.º 7 

A felicidade para mim é ver familiares que estão longe de mim, ser eu mesma, ter coisas que nunca tive, jogar à bola, jogar playstation 4 ou 3, jogar no telemóvel com os amigos. É ter positiva nos testes todos, fazer amigos novos e fazer partidas ao meu irmão. É brincar com o meu cão e dar-lhe banho. É dançar, conhecer a cidade de Lisboa toda até à Pontinha e conhecer a França toda. É Ter colo, ser abraçada pelos pais, avós e pelo meu irmão. É desenhar e pintar desenhos.

O que me faz mais feliz é estar com a família mais próxima de mim e jogar futebol, porque dá-me muita inspiração ao ar livre.
Beatriz Paulino, 6.º A, n.º 2

Para mim, a felicidade é uma coisa preciosa e todas as pessoas deveriam ser felizes.

Para eu ser feliz, não posso estar chateada com ninguém e também não posso ver os outros chateados, principalmente os meus pais. Outra coisa que me deixa muito feliz é estar com os meus amigos, brincar às escondidas e jogar muitos outros jogos.  
Às vezes, não me sinto muito feliz, mas penso que tenho saúde e fico mais contente.
Sinto-me muito feliz por ter escrito este texto.
Laura Silva, 6.º A, n.º 10

Sem comentários: