quarta-feira, 19 de outubro de 2022

CURTAS DE ESCRITA ONLINE 1

«Curtas de Escrita Online» é um novo desafio que a Biblioteca Escolar vai lançar mensalmente no seu blogue. 
Convidamos os nossos leitores (alunos, professores, funcionários, pais, encarregados de educação e outros elementos da comunidade educativa) a produzir um pequeno texto sobre um determinado tema.

Pronto(a) para este desafio?

Aqui está, então, a primeira proposta:

No livro O Lápis Mágico de Malala, a autora, Malala Yousafzai, escreve:

Se eu tivesse um lápis mágico, usá-lo-ia para desenhar um mundo melhor, um mundo de paz.

E tu, que farias, se tivesses um lápis mágico?

Completa a frase:

Se eu tivesse um lápis mágico, __________________________

Deixa a tua resposta no formulário que a seguir se disponibiliza. Clica aqui.

28 comentários:

Theo Baganha, 2.º ano, turma B2 disse...

Arranjaria uma Família para todas as crianças que sofrem maus tratos.

Diogo Correia, 2.º ano, turma B2 disse...

Transformava os países pobres em países com melhores condições de vida!

Guilherme Varela, 2.º ano, turma B2 disse...

Viajaria por todo o Mundo e distribuía Amor e Paz.

Diogo Correia, 2.º ano, turma B2 disse...

Espalhava Amor por todas as pessoas do Planeta!

Sofia António, 2.º ano, turma B2 disse...

Queria ser rica para ajudar todas as crianças que não têm comida.

Rosa Nunes, 2.º ano, turma B2 disse...

Erradicava a fome no Mundo!

Santiago Liberal, 2.º ano, turma B2 disse...

Criava abrigos para os animais doentes e abandonados.

Afonso Rio, 2.º ano, turma B2 disse...

Construía casas para todas as pessoas do Mundo!

Aurora dos Santos, 2.º ano, turma B2 disse...

Faria com que todas as crianças do Mundo fossem à escola e aprendessem a Ler e Escrever!

Laura Rosa, 2.º ano, turma B2 disse...

Acabava com a solidão das pessoas velhinhas e dos sem-abrigo.

Maria Duarte, 2.º ano, turma B2 disse...

Espalhava altruísmo e Paz pelo Mundo!

Dinis da Cunha, 2.º ano, turma B2 disse...

Todas as pessoas viveriam felizes e com Saúde!

Kelton Gonçalves, 2.º ano, turma B2 disse...

Todas as crianças seriam felizes, teriam saúde e uma família feliz.

José Nunes, 2.º ano, turma B2 disse...

Criaria um Mundo Melhor!

Xavier Cochicho, 2.º ano, turma B2 disse...

Acabava com a guerra!

Inês António, 2.º ano, turma B2 disse...

Eliminava a poluição do planeta Terra!

Marline, 2.º ano, turma B2 disse...

Eliminava todas as doenças.

Vânia Magalhães (Professora) disse...

A minha visão utópica do mundo tornar-se-ia realidade.

Teresa Campos (Encarregada de Educação) disse...

usá-lo-ia para gravar respeito pelo próximo e bom senso nos corações de todos, desenhando uma ponte eterna entre o coração e o cérebro.

Clara Ferreira - 3.º ano - Turma C2 - Escola EB1 n.º 2 disse...

... daria casa aos animais, comida e roupa aos que mais precisam.

Lia Marques (7.º B) disse...

Se eu tivesse um lápis mágico, desenharia um belo e bom coração em todas as pessoas más deste mundo.

Biblioteclando disse...

A turma B1 (2.º ano da Escola EB1 n.º 1) escreveu:

… desenhava uma escola para todos.
Matilde Nunes

… usá-lo-ia para acabar com a guerra no mundo.
Gustavo Santos

… escrevia um acordo de paz entre a Rússia e a Ucrânia.
Pedro Fernandes

… usá-lo-ia para desenhar casas para todas as pessoas.
Flor Domingos

… escrevia que todas as crianças têm o direito de ir à escola num mundo melhor.
Nilan Malter

… escrevia que todas as crianças tinham direito a ir à escola.
Tara Peschke

… usá-lo-ia para desenhar alimentos para que ninguém tenha fome.
Isaac Mourato

… usá-lo-ia para desenhar alimentos para que ninguém tenha fome.
Francisco Vila

… escrevia que todas as crianças têm direito a ir à escola.
Catarina Balbino

Duarte Valério (7.º B) disse...

... mudava o mundo.

Biblioteclando disse...

A turma B do 6.º ano escreveu:
Acabava com a poluição.
Ionut Stingaciu

Trazia a minha mãe e as minhas irmãs para perto de mim.
Dinis Marques

Eu fazia as pessoas tristes ficarem felizes.
Afonso Maio

Mudaria o mundo para ser um lugar melhor, daria carros elétricos a todos para melhorar o ar, limparia os oceanos.
Francisco

Trazia de volta a minha bisavó.
Maria João Gonçalves

Fazia com que chovesse este inverno, mas sem causar destruição, para, no próximo verão, não termos falta de água para consumir.
Matilde Maria da Costa Messia

Tiraria a fome do mundo e a poluição.
Shantala

Eu iria ajudar todas as pessoas que precisam no mundo.
Lara Maria Silva Ramos

Eu faria com que o lápis mágico escrevesse sozinho.
Eva Sofia Silva Santos

Desenharia e escrevia o que mais quero: ajudar as pessoas que precisam.
Margarida Lima António

Eu faria um mundo melhor, com menos poluição, com menos desastres e criava um lápis que escreve sozinho para a escola.
Diogo Luís da Quinta

Em primeiro lugar, trazia a paz ao mundo e depois dava muito dinheiro ao mundo todo e condições para todas as pessoas terem casa.
Guilherme Vicente Guerreiro

Fazia com que todas as crianças do mundo tivessem família e um abrigo para viver.
João Marques

Acabaria com as coisas más no mundo.
Isabela Justino Alves Gonçalves

Faria com que chovesse este inverno para que não houvesse falta de água para podermos consumir.
Matilde Maria da Costa Messia

Eu trazia a minha avó de volta.
Beatriz Pessoa

Eu pegava nele e acabava com todas as guerras e conflitos que há no mundo, pois temos de ser todos amigos uns dos outros. E se isso acontecesse, se calhar já não havia tanta pobreza.
Beatriz Flor Nunes Duarte

Ajudava quem precisa e tornaria o mundo melhor.
Guilherme Domingos Nobre

Eu desejava que todas as pessoas do mundo fossem felizes e cheias de saúde.
Martim Filipe da Silva Duarte

Ia fazer magia e tornar todas as pessoas felizes.
Lucas Cereja Amaro

Turma C2 - 3.º ano da Escola EB1 n.º 2 disse...

Se eu tivesse um lápis mágico…

... eu acabaria com a guerra.
Afonso Vieira

... eu ajudaria as pessoas a reciclarem todo o lixo que produzem.
Ana Jasmim Bobocea

... eu ajudaria a parar com a guerra.
Daniel Lino

... eu daria muita comida para as pessoas que têm menos comida.
David Alves

... eu tentava fazer as pessoas felizes.
Dinis Azevedo

... eu daria dinheiro às pessoas que mais precisam.
Diana Ferreira

... eu criaria um abrigo para os animais que vivem na rua.
Laura Ramos

... eu usaria para parar a guerra na Ucrânia, para ajudar as pessoas pobres e para curar as pessoas que estão nos hospitais.
Lia Matos

... eu faria com que as pessoas pobres deixassem de o ser.
Lourenço Andrez

... eu faria com que todas as crianças do mundo tivessem família, casa, água e comida.
Maria João Alves

... eu construiria prédios para as pessoas que não têm casas.
Maria Luísa José

... eu arranjaria casas e dinheiro para todas as pessoas que precisassem.
Nádia Francisco

... eu gostaria de ajudar a Ucrânia e os meninos pobres.
Núria Marques

... eu ajudaria os mais pobres.
Rafael Rodrigues

... eu iria parar a guerra.
Sofia Marques

Turma A do 6.º ano disse...

Gostava de poder desbloquear uma nova tecnologia para, por exemplo, ir a Marte, viajar anos-luz, fazer coisas boas e acabar com a guerra.
Bruno Branco

Iríamos para outro planeta.
Tiago Francisco

Acabaria com o bullying.
Gustavo Marques

Adotava todos os animais do mundo.
Emma

Usava-o para acabar com a guerra e com a violência.
Adelina Elena Constantinescu

Eu desenhava uma vida melhor para os africanos e para todas as pessoas que não têm condições de vida e passam fome.
Miguel Carvalho

Eu acabaria com as pessoas que humilham os pobres.
Laura

Apagava as pessoas homofóbicas.
Madalena Santos

Tinha sempre notas muito boas.
Beatriz Paulino

Se eu tiver um lápis mágico, vou parar todas as guerras.
Sean

Eu desenhava preços baixos para os que não têm muito dinheiro.
Marianne

Turma B do 5.º ano disse...

Desenharia um mundo que tivesse paz e igualdade para todos.
Laura Rodrigues

Eu fazia um mundo sem poluição.
Maria Inês Timóteo

Se eu tivesse o lápis mágico, eu ajudava as famílias que não têm casa, comida e dinheiro.
Diogo Catarino

Fazia muitos desenhos mágicos.
Lucas

Eu fazia a guerra acabar.
Rita Alves

Eu tornaria o mundo melhor.
Martim Alexandre António Rio

Eu dava dinheiro a pessoas que não são más.
Alex Martins

Usava-o para não haver guerras.
Marco

Fazia com que a escola começasse mais tarde e que a escola fosse construída para ser melhor.
Sérgio

Eu escrevia histórias, fazia desenhos mágicos e fazia jogos no caderno.
Maria Inês Duarte

Se eu tivesse um lápis mágico, eu desenhava um mundo mágico, ajudava os mendigos e os pobres e dava comida para todos.
Joana Jesus

Horas e horas para testes e a escola começar mais tarde.
Leo

Turma A do 5.º ano disse...


Eu desenhava um grande mar de água doce para haver água para toda a gente.
Leon

Eu ajudava os mendigos, ajudava os animais e o planeta, tirando todo o lixo, até porque o meu pai trabalha nisso mesmo e eu ajudava todas as famílias.
Gabriel

Parava a fome no mundo e doaria brinquedos e livros para os orfanatos.
Anita

Fazia um mundo melhor, um mundo de paz, sem pobreza nem problemas de clima; um mundo onde a vida era mais feliz do que aqui. Mas haveria um bocado de tristeza, porque sem tristeza não há felicidade.
Januss Mass

Se eu tivesse um lápis mágico, eu trazia a paz mundial, fazia com que não existisse a ditadura, parava a guerra na Ucrânia, fazia os preços baixarem e que a educação fosse de graça.
João Nobre

Desenharia um mundo melhor.
Rita

Desenhava um barco.
Miguel Alves

Compraria o mundo.
Lucas

Iria ajudar quem precisasse.
Pedro Nunes

Dava dinheiro às pessoas que são pobres.
Jamila

Eu fazia com que todo o mundo tivesse os direitos que poucas pessoas têm.
Laura Barradas

Eu iria lutar pela igualdade em todos os países.
Margarida Mestre

Tornaria o mundo melhor.
Afonso Catarino

Desenhava um mundo em que todos seriam felizes.
Liia