quinta-feira, 29 de abril de 2021

ESCRIT@TOP.COM - «BULLYING» NAS ESCOLAS


TEXTO DE OPINIÃO - «BULLYING» NAS ESCOLAS 

O «bullying» é um tema pouco abordado, mas muito comum, isto é, bastante praticado, nas escolas em particular. Muitas vezes, o «bullying» é físico, mas também existe o «bullying» verbal e psicológico. Existem diversas causas para este fenómeno, mas também há soluções. Eu acredito que é possível mudar.

Uma das causas para a prática do «bullying» pode ser o mau ambiente em casa. Os filhos seguem o mau exemplo dos pais e, basicamente, copiam o que os pais fazem. Muitos dos casos acontecem, de facto, entre jovens. Uma outra causa pode ter a ver com facto de, afinal, alguns desses jovens estarem meramente a repetir o que já fizeram com eles, passando assim de vítimas a agressores, assim se formando uma cadeia de «bullying».

Esses atos de violência não deviam ser permitidos nem tolerados hoje em dia, pois, muitas vezes, resultam em casos de ansiedade e depressão, podendo chegar até ao suicídio. Muitas vítimas ficam com baixa autoestima. É de tão pouca inteligência pessoas ainda fazerem «bullying» hoje em dia! De facto, depois de tantos casos que resultam em suicídio terem sido divulgados, isso já deveria ter acabado.

Penso que algumas das soluções poderiam ser estas: mais sessões informativas e de alerta nas escolas; melhor educação em casa (o que muitas vezes não é possível por não se saber o que lá se passa); e também «cortar» algumas relações maliciosas entre jovens que se juntam em grupos fechados.

O «bullying» é algo inadmissível nos dias de hoje e a humanidade, especialmente os jovens, precisa de parar com isso, pois não faz sentido uma pessoa, tantas vezes uma criança, deixar de querer viver a sua vida por causa de seres inconscientes que não têm mais nada que fazer senão deitar abaixo os sonhos dos outros. Mas não serão estes também vítimas de si próprios?

 Gil de Alfarrobinha e Matos, 8.º ano / Turma A. 

Fonte da imagem: https://www.sembullyingsemviolencia.edu.gov.pt/

Sem comentários: