domingo, 25 de abril de 2021

SELO CURIOSO 21 - HISTÓRIA (25 DE ABRIL)

O selo que hoje se publica, dia 25 de abril de 2021, foi emitido em 1974, numa «Emissão Comemorativa do Movimento das Forças Armadas de 25 de Abril».

Nas primeiras horas do dia 25 de Abril de 1974 entrava em ação o chamado “movimento dos capitães” tendo por objetivo o derrube do poder que governava desde há 48 anos. O Movimento que teria por base a reação ao “Congresso dos Combatentes” realizado no Porto de 1 a 3 de Junho de 1973 e bem assim a resistência e repúdio, por parte de oficiais do quadro permanente, ao Decreto 353/ 73 relativo à promoção de oficiais milicianos, foi encabeçado pelos oficiais Otelo Saraiva de Carvalho, Vítor Alves e Vasco Lourenço com a adesão dos generais António de Spínola e Costa Gomes, e apoio dos movimentos democráticos. Depois de confrontos no Terreiro do Paço, Carmo e Chiado junto à sede da Direção Geral de Segurança, às 19 horas e 30 minutos do mesmo dia 25, o Professor Marcelo Caetano entregava o Governo da Nação ao General António de Spínola. Obrigados a abandonar o País, partiram para o Brasil, além do Almirante Américo Tomaz e do Professor Marcelo Caetano, diversos outros membros do governo deposto. O Governo foi provisoriamente entregue a uma “Junta de Salvação Nacional” formada por oficiais superiores, a qual elegeu Presidente da República Portuguesa o General António de Spínola, tendo este nomeado Primeiro-Ministro o Dr. Palma Carlos que formou governo.

Carlos Kullberg, Selos de Portugal - Álbum IV


Selo emitido em 1975, reproduzindo o motivo dos cartazes editados para a «Campanha de Dinamização Cultural e Esclarecimento Cívico»

Selo emitido em 1975 para assinalar o Primeiro Aniversário do Movimento de 25 de Abril de 1974


Sem comentários: