sábado, 24 de abril de 2021

ESCRIT@TOP.COM - O ENSINO À DISTÂNCIA IV

 TEXTO DE OPINIÃO - O ENSINO À DISTÂNCIA

O ensino à distância foi uma medida necessária para tentar controlar o efeito da pandemia provocada pela Covid-19 nas escolas e na sociedade em geral. Na minha opinião, o ensino à distância foi mau e trouxe-nos muitas dificuldades, prejudicando bastante a aprendizagem.

Para mim, as dificuldades na aprendizagem foram, sem dúvida, a pior desvantagem, porque estar em casa longe do professor é muito diferente de estar na sala de aula. É difícil para o aluno aprender e para o professor explicar. Tirar dúvidas também é mais complicado.

Outra desvantagem são as dificuldades com a tecnologia. Por exemplo, a «internet» pode falhar e não ser possível ouvir o professor, o que se torna um problema sério.

Há também o ambiente e as diferenças sociais, pois, enquanto alguns têm um quarto só para eles, com as melhores condições, do outro lado, outros têm um quarto partilhado com primos ou irmãos e más condições de estudo. Assim, é óbvio que vão estar a ser prejudicados devido à falta de equipamento adequado.

Resumindo, o ensino à distância não foi positivo, devido a todas as desvantagens que referi e às poucas vantagens. Por este motivo, devemos ter todos os cuidados necessários para que esta situação não tenha que se repetir.

 David Alexandre Costa Nobre, 8.º B, N.º 9.


Sem comentários: