sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

LER+ BD - DESTAQUE QUINZENAL: «O DIÁRIO DE ANNE FRANK»

 

SINOPSE

“Escrito entre 12 de junho de 1942 e 1 de agosto de 1944, O Diário de Anne Frank foi publicado pela primeira vez em 1947, por iniciativa de seu pai, revelando ao mundo o dia a dia de dois longos anos de uma adolescente forçada a esconder-se, juntamente com a sua família e um grupo de outros judeus, durante a ocupação nazi da cidade de Amesterdão.


Todos os que se encontravam naquele pequeno anexo secreto acabaram por ser presos em agosto de 1944 e, em março de 1945, Anne Frank morreu no campo de concentração de Bergen-Belsen, a escassos dois meses do final da guerra na Europa. O seu diário tornar-se-ia um dos livros de não ficção mais lidos em todo o mundo, testemunho incomparável do terror da guerra e do fulgor do espírito humano.” (Porto Editora)

DIÁRIO GRÁFICO

Em 1917, surgiu a novela gráfica, em formato BD, a primeira a ser aprovada pela Fundação Anne Frank.

Da autoria do cineasta Ari Folman e do ilustrador David Polonsky, esta BD ilustra aquilo que a jovem escreveu no seu diário, antes de ser levada para um campo de concentração nazi. Relata o dia-a-dia de uma jovem judia que viveu num período tragicamente marcado pela segunda Guerra Mundial e que se viu forçada a permanecer escondida num apartamento secreto, em Amsterdão, nos Países Baixos.

OS AUTORES DO DIÁRIO GRÁFICO     

ARI FOLMAN

Ari Folman nasceu a 17 de dezembro de 1962, em Haifa, Israel, e é um premiado realizador de cinema, argumentista e compositor de bandas sonoras. Escreveu e realizou o filme A Valsa com Bashir, nomeado para os Óscares e vencedor de um Globo de Ouro para melhor filme estrangeiro, em 2008.

 DAVID POLONSKY

David Polonsky nasceu em Kiev, na Ucrânia, em 1973, e é um ilustrador e designer premiado. Foi responsável pelas ilustrações de A Valsa com Bashir.

Podes encontrar este  livro na tua Biblioteca Escolar

Sem comentários: