quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

«À RODA DOS LIVROS» MUDOU, MAS NÃO PAROU!

 A atividade «À Roda dos Livros» volta a estar presente na rotina escolar, apesar de todas as limitações impostas pela pandemia.

O formato é agora muito diferente: os círculos de alunos na biblioteca escolar foram suspensos e a atividade passou a conjugar o regime presencial com a modalidade a distância. Assim, alunos e professores, todos participam, incluindo os que se encontram em isolamento profilático. 

A atividade começa na sala de aula, onde são relembradas as regras e distribuídas as fichas de auto e heteroavaliação. Pequenos grupos de alunos (4 ou 5 alunos) dirigem-se depois, faseadamente, à biblioteca escolar e, a partir daí, interagem, via Google Meet, com os colegas que estão na sala de aula e com os que  (colegas e/ou professores) estão ausentes por motivos de saúde.



Os livros, esses, continuam a desfilar nas mãos e nas vozes dos alunos e vão contando histórias, revelando sentimentos e emoções e conquistando adeptos. Cada livro apresentado convida à leitura, com maior ou menor convicção, com mais ou menos empenho. Há, no entanto, sugestões extraordinárias e apresentações surpreendentes que nos enchem o coração.




Sem comentários: