segunda-feira, 19 de outubro de 2020

ESCRIT@TOP.COM - O ENSINO À DISTÂNCIA I

 Texto de opinião - O ensino à distância

O ensino à distância durante o período de confinamento foi a solução possível, mas do meu ponto de vista não é o desejável para que consigamos aprender.

Na minha opinião, o início foi um pouco atribulado. Eu senti-me um pouco confusa, pois no começo da quarentena os professores começaram a enviar muitos trabalhos dispersos e com prazos para entrega muito apertados. Mas depois tudo se começou a organizar, já com tempos específicos para cada disciplina. A utilização da plataforma Google Classroom ajudou a clarificar melhor o que os professores pretendiam e os prazos que tínhamos para executar as tarefas. A aplicação «#Estudo em Casa» de início até era engraçada, mas com o passar dos dias confesso que foi perdendo o interesse, os temas nem sempre eram adequados ao que trabalhávamos nas disciplinas e as atividades propostas também nem sempre eram aliciantes.
Como é normal, nós, alunos, mas penso que também os professores, já tínhamos saudades de trabalhos “físicos”, da presença na sala de aula. Senti que a imagem dos meus colegas, que muitos mantinham desligada, que via no ecrã do meu computador, não era o mesmo que estarmos juntos na sala de aula. As sessões síncronas por videoconferência tornavam-se cansativas, às vezes a internet falhava, a qualidade da imagem e do som nem sempre era boa… Mas valeu o esforço dos professores e o nosso.
Senti a falta dos meus colegas, até das pequenas discussões e desentendimentos que por vezes ocorrem. Sem dúvida que juntos conseguimos aprender mais e melhor, com os professores e até uns com os outros.
Em suma, eu acho que o ensino à distância teve os seus pontos altos e baixos. Penso que não é a mesma coisa que uma aula presencial. De uma maneira geral, considero que me adaptei bem a essa nova realidade e que apesar de ter sido cansativo, me obrigou a ser mais responsável, a estar atenta aos trabalhos pedidos, a cumprir rigorosamente os prazos de entrega dos mesmos, a estruturar o meu estudo de maneira diferente.

Autora do texto: Beatriz Francisco - 9.º B 


2 comentários:

Anónimo disse...

monchique

Unknown disse...

Beatriz Francisco... já tinha comentado contigo... muito orgulho e muito obrigado pela partilha do que vais sentindo nesta atual vivência... é isso, coisas diferentes enriquecem-nos... devemos procurar e ajustar o prisma de observação e raciocínio... foi o que muito bem fizeste... obrigadíssimo... João Cristina.