sexta-feira, 30 de outubro de 2020

+ CIÊNCIA ON - QUESTÃO 1

Começa aqui uma nova rubrica deste blogue que desafia os alunos a exercitarem as suas competências de pesquisa na Web para descobrirem a resposta a uma questão sobre um conteúdo científico. 

Por cada desafio, os alunos podem somar 2 pontos: 1 ponto pela resposta correta  + 1 ponto pela indicação adequada do(s) site(s) consultados. No final de cada período letivo, serão atribuídos prémios aos alunos que somarem um maior número de pontos.

QUESTÃO 1

NOTA PRÉVIA

Uma vacina é uma preparação antigénica que, quando administrada num indivíduo, induz uma resposta imunitária protetora específica de um ou mais agentes infeciosos. Em 1812 é publicada a primeira recomendação para vacinação universal gratuita em Portugal (vacina contra a varíola), sendo disponibilizada na região de Lisboa. Mais tarde o Programa Nacional de Vacinação (PNV) arrancou em Portugal, incluindo vacinas contra a tuberculose, tosse convulsa, poliomielite, varíola, difteria e tétano. Foi criado nesta altura o Boletim Individual de Saúde que faria prova da vacinação.

O PNV recomenda as vacinas que devem ser tomadas numa base de rotina, bem como as respetivas idades de vacinação. As vacinas incluídas no PNV são administradas universal e gratuitamente ao maior número possível de cidadãos.

QUESTÃO


Clica sobre a imagem para a veres melhor.

PRESTA ATENÇÃO:

👉 Faz uma pesquisa cuidada sobre o assunto, de acordo com as indicações que constam do guião «Como pesquisar na Web», que a seguir se disponibiliza.

       Clica aqui.

👉 Responde à questão no formulário que se segue.

      Clica aqui.

1 comentário:

Biblioteclando disse...

Neste desafio participaram 99 alunos do 3.º ciclo (7.º, 8.º e 9.º anos).