quinta-feira, 1 de outubro de 2020

QUINO, O CRIADOR DE MAFALDA, DEIXOU-NOS AOS 88 ANOS

Clica sobre a imagem para a veres melhor

Joaquín Salvador Lavado Téjon, conhecido por Quino, o cartoonista argentino que criou a figura da Mafalda, uma insubmissa menina de seis anos, respondona e politicamente incorreta, deixou-nos ontem, aos 88 anos de idade, na sequência de um acidente vascular cerebral.

Imaginada para um anúncio publicitário de uma marca de eletrodomésticos que não chegou a avançar, a personagem Mafalda foi, mais tarde, recuperada por Quino e apresentada ao público a 29 de setembro de 1964, no semanário argentino Primera Plana. Rapidamente, a inconformada e rebelde criança, que tanto contestava a obrigatoriedade de comer a sopa, como debatia o futuro da humanidade, conquista a atenção dos leitores e a admiração dos amantes de banda desenhada.

Em 1973, porém, admitindo estar extenuado com a exigência de entrega diária de tiras aos jornais, Quino deixou de desenhar Mafalda, mas continuou a publicar outros desenhos de humor para um público adulto, que estão compilados em diversos álbuns. No entanto, foi graças à contestatária Mafalda que Quino se tornou o autor de banda desenhada em língua espanhola mais vendido de todos os tempos.

Sem comentários: