sexta-feira, 23 de outubro de 2020

CÚMPLICES NA LEITURA


«Cúmplices na Leitura» é uma nova estratégia da Biblioteca Escolar, desenvolvida em parceria com a professora de Português do 2.º ciclo e os professores dos 3.º e 4.º anos de todas as escolas do concelho, que visa envolver a família e os amigos nas dinâmicas de leitura dos alunos, acompanhando as suas atividades e motivando-os a ler.

Tudo começa com a escolha de «um cúmplice» pelos alunos. O «cúmplice» pode ser o pai, a mãe, um irmão mais velho, um avô, uma avó, ou alguém que esteja próximo do aluno e do seu agregado familiar. Em última instância, o «cúmplice» poderá ser um professor ou um funcionário da escola.

O que se pede aos «cúmplices na leitura» é, por exemplo, que ouçam a leitura de um poema lido pelo aluno, que os incentivem a ler as obras que estão a trabalhar em sala de aula e outros livros de leitura autónoma, que naveguem com eles pelo blogue da biblioteca, que leiam os pequenos textos que produzam, que falem com eles sobre livros e sobre leitura, ou seja, que promovam diferentes oportunidades de leitura, lendo mais e convidando os alunos a ler. Depois, é só fazer um pequeno registo da atividade desenvolvida numa ficha criada para o efeito, que os alunos entregarão à professora quando tiver os dez espaços preenchidos.

Esperamos, com esta atividade, que os alunos desenvolvam o prazer de ler e que melhorem as suas competências leitoras, na certeza de que estaremos a contribuir para o seu sucesso educativo. 


Sem comentários: