segunda-feira, 14 de abril de 2014

ESCOLAS DIFERENTES, DIFERENTES ATIVIDADES

As atividades de leitura multiplicaram-se durante a SEMANA DA LEITURA e nas semanas que se seguiram, envolvendo alunos de todas as escolas e de todos os níveis de escolaridade.
A Escola EB1 n.º 2 continuou a mobilizar-se em todo da atividade "Adivinha quem está a ler!", propondo a descoberta da identidade de um leitor mistério. Os alunos procuraram desvendar essa identidade, registando o seu palpite numa pequena ficha, que colocaram numa caixa de cartão.
Seguiram-se os sorteios que, visando a chamar a atenção para a leitura e promover o prazer de ler, foram uma excelente oportunidade para reforçar a biblioteca individual de alguns alunos.
 
Na Escola EB1/JI de Marmelete, a atividade preferida é a Caça à Leitura. Assim, a equipa de BE deslocou-se a esta freguesia, onde foi encontrar quase todos os meninos e meninas preparadíssimos para serem "caçados na leitura". Os livrinhos saíram prontamente das mochilas e recontaram-se histórias, aventuras e episódios, provando que, nesta escola, a leitura é levada muito a sério!
As decisões foram unânimes e, por isso, houve direito a prémio! E como os bons leitores podem sempre ser melhores ainda, os prémios foram livros.
 
 Na Escola EB 2,3, a turma A do 7.º ano encerrou o 2.º período com uma visita à BE para participar na atividade "À Roda dos Livros".
 
Fazendo-se acompanhar de um livro que estão a ler, ou leram recentemente, os alunos procedem à apresentação de uma obra, integrando, obrigatoriamente, no seu discurso, uma determinada palavra (a palavra obrigatória). A turma segue atentamente cada intervenção e procede, depois, a uma heteroavaliação criteriosa, que atende à qualidade do discurso, à pertinência do uso da palavra obrigatória e à motivação para a leitura da obra. 
 



Sem comentários: