terça-feira, 15 de abril de 2014

CONCURSO "PARES DA LEITURA" ENCERRA SEMANA DA LEITURA

A 2.ª fase do Concurso "Pares da Leitura", que decorreu no passado dia 4 de abril, pelas 21 horas, marcou o encerramento das atividades da SEMANA DA LEITURA.
Esta é uma das atividades mais significativas do nosso Agrupamento de Escolas que, anualmente, vai conquistando simpatizantes e entusiastas. É, acima de tudo, uma atividade que promove a leitura de forma concreta e real, envolvendo a comunidade na construção de hábitos regulares de leitura.
Tal como vem sendo hábito, os cinco pares finalistas, apresentaram-se, nesta fase, com as obras lidas, relidas e estudadas ao pormenor, e as classificações finais resultaram de diferenças mínimas, havendo que recorrer a estratégias de desempate.
Uma viagem ao tempo dos castelos, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, foi a obra lida pelos alunos e as questões, quinze no total, subdividiram-se em itens de Verdadeiro/Falso, Escolha Múltipla e Frase Lacunar.
 
 As provas dos alunos alternaram com as provas dos adultos, cujas questões incidiram sobre a obra A Pérola, de John Steinbeck, e a calma e a concentração revelaram-se fatores decisivos. 
 
 
Por cada resposta certa, uma "moeda de ouro" ia engrossando um simbólico "tesouro da leitura". No final, fizeram-se as contas ao "tesouro" e constataram-se dois empates. Duas questões suplementares desfizeram o empate entre a 1ª e a 2ª posição e entre a 3ª e a 4ª.
 
 
O par vencedor foi a equipa constituída pela Maria Gervásio, da turma A do 5º ano, e pela D. Luísa Salvador, funcionária do nosso Agrupamento de Escolas.

 
O bom desempenho de todas as equipas foi premiado com vales FNAC pela Junta de Freguesia de Monchique, entidade que patrocinou esta atividade e que apoiou o evento, nomeadamente, com a presença do Secretário da Junta de Freguesia de Monchique, Dr. Eduardo Duarte, e da Presidente, Dra. Helena Martiniano.

 
 
 
 
A Presidente da Junta de Freguesia de Monchique atribuiu também prémios aos três alunos que representarão o Concelho de Monchique na Fase Distrital do Concurso Nacional de Leitura. 

1 comentário:

Anónimo disse...

Foi muito giro participar neste concurso