segunda-feira, 24 de março de 2014

TEATRO LEVA ALUNOS A LISBOA

Há já alguns anos que a Biblioteca Escolar, em parceria com o Departamento de Línguas, procura proporcionar aos alunos do 9.º ano a possibilidade de assistir à representação da peça Auto da Barca do Inferno, obra que faz parte das Metas Curriculares de Português para este ano de escolaridade.
As experiências anteriores conduzem-nos, invariavelmente, à Companhia de Teatro "O Sonho", que já reconhecemos pelo profissionalismo, pela seriedade, pelo rigor e pelo mérito do seu trabalho.

O corrente ano não foi exceção e, no dia 12 de março, os alunos puderam rever e aprofundar, em Lisboa, o seus conhecimentos sobre esta peça de Gil Vicente.

Aproveitando a deslocação à capital, os alunos usufruíram, ainda, de uma visita guiada ao Mosteiro dos Jerónimos, pelo Serviço Educativo do Mosteiro, que lhes proporcionou a possibilidade de recuar no tempo, à época dos Descobrimentos, e imaginar a partida das naus da Praia do Restelo em direção à Índia.
Na Igreja do Mosteiro, os túmulos de Camões e de Vasco da Gama dominaram as atenções, antecipando o estudo de  Os Lusíadas.
Falar de Os Lusíadas significa falar da História e da Língua Portuguesa.
No ano em que o tema da Semana da Leitura é a Língua Portuguesa, a Biblioteca Escolar e o Departamento de Línguas alargaram a ida ao teatro ao 8.º ano e agendaram uma nova deslocação a Lisboa, no dia 18 de março, para assistência à representação teatral da peça Os Lusíadas de Calções.
De uma forma muito divertida, mas séria, a companhia de teatro "O Sonho" abordou os episódios mais importantes de Os Lusíadas, procurando promover o gosto pela obra de Camões.
 
E tal como o 9.º ano, as duas turma do 8.º ano também estiveram de visita ao Mosteiro dos Jerónimos, monumento que muitos dos discentes nunca tinham visitado.
 

Sem comentários: