quarta-feira, 12 de março de 2014

GIL VICENTE ESTREIA NA RÁDIO FOIA; DIÁRIO DE UM BANANA REGRESSA AOS MICROFONES

Decorridos mais de quatro anos após a primeira emissão da rubrica "Um livro por Semana", O Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, chega, pela primeira vez, à Rádio Foia.
Sendo uma obra que todos os anos é estudada pelos alunos do 9.º ano, é estranho que, até agora, nenhum aluno a tenha selecionado para partilhar com os ouvintes da nossa rádio local.
Será que há alguma inibição relacionada com a língua? Recordamos que esta obra foi escrita no início do século XVI e que há termos que caíram em desuso e palavras que, na atualidade, se escrevem e se pronunciam de forma diferente.
Ou temeriam os alunos não conseguir transmitir as noções apreendidas na sala de aula?
Pois bem, a Andreia Agostinho, da turma C do 9.º ano, e a Maria Menz, da turma A do 9.º ano, ultrapassaram todas as eventuais dificuldades que poderiam estar associadas a esta obra e, no passado dia 27 de fevereiro, deram-nos uma magnífica aula de literatura, fazendo desfilar pelos microfones  as diferentes personagens tipo desta peça do primeiro dramaturgo português.
Pondo em evidência a intenção crítica e lúdica do auto, as duas alunas recomendaram, vivamente, a leitura desta obra que, quinhentos anos depois, continua a divertir os espetadores e cuja moralidade se mantém extremamente atual.
 
 
 
 
 
Num registo bem diferente, o Davide Areias, da turma B do 7.º ano, selecionou um exemplar da coleção Diário de um Banana para a sua intervenção na nossa rubrica semanal do dia 20 de fevereiro. Identificando-se, em parte, com o protagonista, embora se considere menos azarado, o Davide explicou-nos que o sucesso desta coleção se deve ao facto de serem abordados assuntos, situações e problemas que caracterizam as vivências dos adolescentes.
E  para provar que esta pode ser uma boa opção de leitura, o Davide leu, em direto, um excerto bastante divertido. 
 

Sem comentários: