sexta-feira, 21 de março de 2014

POESIA FOI RAINHA NA SEMANA DA LEITURA


"Poema com biscoito" foi o sugestivo título da atividade que, hoje,  DIA MUNDIAL DA POESIA,  proporcionou, na sala de professores, uma saborosa viagem pelo mundo dos poetas.
Selecionados e recomendados por alunos do 2.º ciclo, havia poemas para todos os gostos: para os mais exigentes, para os mais sérios, para os mais sensíveis, para os mais tolerantes e, sobretudo, para os apaixonados pela leitura.
 
Os poemas saíram à rua e, em diversos cafés/pastelarias da vila, deram um aroma mais poético à vida e um sabor diferente às bebidas quentes.

 
 
 
Mas o ponto alto da semana foi o encontro da turma B do 5.º ano com o jovem escritor monchiquense Eduardo Duarte que, ao longo de uma hora, falou de leitura, de escrita, de poesia e da sua paixão pela língua portuguesa, contagiando e encantando a jovem assistência. Leram-se poemas, partilhou-se poesia e os meninos foram surpreendidos com o poema "O quinto B tem veia poética / num poema por ordem alfabética", composto pelo Edu (como gosta de ser chamado) propositadamente para este encontro, onde, afetuosa e delicadamente, todos os meninos e meninas são referidos.
Sessão de autógrafos "obrigatória" no final do encontro
 
E a POESIA também chegou à Rádio Foia, na rubrica semanal "Um livro por semana". Desta vez, porém, foram vários os livros, diferentes os autores e distintos os poemas, todos eles lidos de forma exemplar pelos sete alunos (a Mariana Gabriel, a Alice Marreiros, a Carolina Jesus, a Alice Jesus, a Beatriz Francisco, o António Guerreiro e a Carolina Silva), que se voluntariam para participar nesta edição especial dedicada à poesia.
 E para retribuir a gentileza do Edu, a Carolina Silva presenteou os ouvintes com uma soberba leitura dos 73 versos que constituem o poema "O quinto B tem veia poética / num poema por ordem alfabética".
 
 


2 comentários:

Anónimo disse...

Excelente trabalho com os alunos, professores e comunidade envolvente! Obrigada por nos relembrarem com tanto carinho e dedicação do dia da Poesia! Parabéns! Prof. Sílvia

Carolina Silva disse...

Gostei muito de ir outra vez á Rádio Fóia com os meus colegas e com a professora Paula. Não faço a mínima, mas também gostei de ver, mais uma vez, a Dona Idalete. Para mim estivemos muito bem, mas acho que comparado com o meu poema, podiam ler um bocadinho mais! Mas, como disse noutro comentário, deem a vossa opinião.

Carolina Silva