quinta-feira, 31 de março de 2011

O VELHO QUE LIA ROMANCES DE AMOR EM DESTAQUE NA RÁDIO FÓIA

O velho que lia romances de amor, de Luis Sepúlveda, foi a obra lida pelos adultos que participaram na 2ª fase do Concurso "Pares da Leitura". A julgar pelos resultados obtidos por todos os concorrentes, foi uma obra estudada ao pormenor e que cativou todos os que a leram.

Na Rádio Fóia, a professora Laura Mexia, que foi uma das finalistas do concurso fazendo par com a filha, Helena Reis, aconselhou vivamente a leitura deste livro que nos conta a história de um velho, Antonio José Bolívar Proano, que vive numa aldeia isolada na região amazónica dos índios xuar e cujo maior prazer é a leitura de romances de amor.
Apaixonada pelo livro e pela sua mensagem de respeito pela floresta, esta professora fez questão de salientar a seguinte frase:

"António José Bolívar ocupava-se de as manter à distância, enquanto os colonos devastavam a floresta construindo a obra-prima do homem civilizado: o deserto."

Professora de Matemática e Ciências Naturais, esta obra deu-lhe pretextos para uma interessante pesquisa sobre a fauna e a flora amazónica.
Numa conversa fluente e extremamente agradável, a professora Laura reconheceu, ainda, o importante contributo do Projecto aLer+ para a melhoria dos hábitos de leitura dos nossos alunos e dos seus quatro filhos (e irmã) e mostrou total disponibilidade para continuar a aderir a actividades deste género.

1 comentário:

Anónimo disse...

E um livro muito bonito tenho coriosidade em ler.