terça-feira, 1 de março de 2011

MULTIPLICAM-SE AS PROPOSTAS DE LEITURA NA RÁDIO FÓIA

Todas as semanas há livros diferentes na Rádio Fóia, variando de acordo com os interesses dos jovens leitores e com o seu nível de escolaridade.

Na passada semana, a Bárbara Páscoa, do 4º ano da Escola EB1 nº2 (S. Roque), deu-nos a conhecer a obra de Rita Sobral, escritora que visitou o nosso Agrupamento de Escolas nos dias 21 e 22 de Fevereiro. Conversas do Céu e da Terra foi o livro que a Bárbara seleccionou e que deu mote para a conversa com a jornalista Idalete Marques. E como esta nova experiência gera uma certo nervosismo, a Bárbara pediu a uma colega (a Teresa Lima) que a acompanhasse. Afinal, correu tudo lindamente e as duas meninas perceberam que é muito fácil falar de livros quando se gosta de ler!
Na semana anterior, o João Paulo e o Pedro Dinis, do 3º ano da Escola EB1 nº1 (S. Pedro), optaram pela colecção PEDRO e fizeram uma excelente leitura dialogada da obra Pedro no Estaleiro. Os dois meninos não se revelaram muito faladores, tendo mostrado muito mais interesse pela leitura em directo. E os microfones da Rádio Fóia não os intimidaram!
O Guilherme Reis, da turma B do 8º ano, seleccionou um álbum da colecção Astérix e revelou-nos o seu gosto por este tipo de leitura. Este aluno, que já leu todas as obras desta colecção existentes na Biblioteca fez, em estúdio, uma leitura expressiva, dinâmica e entusiasmada.
Ainda houve tempo para recordar as traquinices da infância e para manifestar o apreço pelas actividades que estão a ser desenvolvidas na disciplina de Língua Portuguesa.

Sem comentários: