quinta-feira, 25 de maio de 2023

ESCRIT@TOP.COM - PÁGINA DE UM DIÁRIO: ADIVINHA QUEM! - 3

Imagem retirada de: 
https://www.aljazeera.com/opinions/2020/2/21/malcolm-x-is-still-misunderstood-and-misused

PÁGINA DE UM DIÁRIO

ADIVINHA QUEM!

 23 de março de 1950.

 
Querido X, voltei para Detroit. Essa velha cidade, cheia de bairros perigosos, ela não mudou, está visualmente apenas um pouco mais triste, no entanto, as minhas velhas rotinas ainda são possíveis. Tal como ir ao restaurante de kebab todas as sextas-feiras ou fazer um passeio passeando pela ponte «Ambassador».
A cidade não mudou, e mesmo assim sinto que nada está igual. Desde que eu fui «expulso» da comunidade muçulmana, os meus velhos amigos ou me julgam ou ignoram-me. Mas o pior é que a minha relação com o Cassius Marcellus, ou deveria eu dizer Muhammad Ali, está acabada. Pessoalmente, não me importava de continuara a ser seu amigo, mas eu acho que esse sentimento não é recíproco.
Tento dizer-me que tudo isso é o destino e que é isso que o grande Alá quis para mim. Mesmo assim, não consigo ver de forma positiva a minha situação, perdi a fé.
Agora que não me resta nada a não ser a minha família, tento estar o mais presente possível para ela. Mas eu tenho medo, tenho medo que, para se vingar de mim, alguém mal-intencionado cause tristeza e/ou dor à minha família.
Querido X, já não sei quais as minhas crenças. Já não sei se estou certo. Já não sei quem sou.
Adeus.

 Léo Nouinde, n.º 7, 8.º C. 

Nota:
Para saberes quem é a personagem histórica que «escreveu» este texto, clica aqui.

 

Sem comentários: