sábado, 13 de maio de 2023

ESCRIT@TOP.COM - PÁGINA DE UM DIÁRIO: ADIVINHA QUEM! - 2

Imagem retirada de: https://www.todamateria.com.br/a-noite-estrelada/

PÁGINA DE UM DIÁRIO
ADIVINHA QUEM!  

Quinta-feira, 24 de junho de 1889

Há já muito tempo que todas as noites vou ver aquelas luzes luminosas no céu, aquelas cores vivas e mortas! Até que chegou A Noite. O vento batia-me e passava-me pelo pescoço e pelas orelhas, senti grandes arrepios quando isso aconteceu. Senti também que aquela noite era especial! De todas as vezes que a fui contemplar, nunca me tinha sentido tão vivo como então. Sempre que penso naquele grande céu, cai-me uma lágrima, é uma sensação muito estranha e não consigo descrevê-la por simples palavras neste velho diário…
Às vezes, parece que é a primeira vez que me sento na erva e olho para o que está em cima de mim!
Tenho de preservar todas as cores, todas as luzes, todas as árvores e todas as sensações e pensamentos que tive. Preciso de me lembrar sempre da noite mais estrelada e linda que vi… Peguei no meu pincel mais novo, coloquei a melhor tela para pintar que tinha comigo, sentei-me no meu banco de madeira, que rangia sempre que lhe tocava… Não suporto mais aquele barulho… Naquela tela branca coloquei tudo aquilo de que me lembro. Senti-me tão livre ao recriar aqueles tons de azul! Talvez esteja doido, mas garanto que todo aquele céu estava a girar e a andar à roda uma e outra vez! Levei dias a perfeiçoar aquele quadro, a colocar todas as cores da forma mais correta. Fiquei cansado, até agora. Mas, pelo menos, fiquei também com uma imagem eterna, pintada num dos momentos mais belos da minha vida: uma perfeita escuridão estrelada.
Mal posso esperar que a noite regresse para ver, de novo, sobre mim, as estrelas a cintilarem.
Até breve, Diário.

Maria Inês Costa, n.º 9, 8.ºC. 

Nota:
Para saberes que é a personagem histórica que «escreveu» este texto, clica aqui.

Sem comentários: