sexta-feira, 4 de junho de 2021

ESCRIT@TOP.COM - A MULHER NO SÉCULO XXI (TEXTO I)

TEXTO DE OPINIÃO - A MULHER NO SÉCULO XXI 

Fonte: https://www.pinterest.pt/pin/647673990161065313/

No século XXI, tanto em Portugal como em todos os países do mundo, houve grandes alterações no papel que a mulher desempenha nos vários setores da sociedade.

Estou em crer que, atualmente, a mulher é mais livre, uma vez que já lhe é permitido fazer coisas que antes lhe estavam vedadas, como, por exemplo, o direito ao voto, o direito de expressar a sua opinião ou a possibilidade de ocupar cargos profissionais que antes não podia. No entanto, ainda não existe igualdade de género, como tanto se fala nos dias de hoje. As mulheres ainda recebem ordenados inferiores aos dos homens e, muitas vezes, não conseguem ocupar os mesmos cargos que eles ocupam, apenas porque são mulheres.

Do meu ponto de vista, o papel da mulher ao nível familiar, social e profissional deveria ser idêntico ao do homem, isto é, no plano familiar deveria haver partilha de tarefas, tanto na educação dos filhos como nas tarefas domésticas, e a nível social e profissional, seria necessário que a mulher estivesse ao nível do homem, tanto nos cargos que pode ocupar como nas remunerações que recebe.

Contudo, a realidade que encontramos hoje não corresponde à igualdade de género de que tanto se fala atualmente. Infelizmente, muitas mulheres ainda são discriminadas e subvalorizadas devido ao seu género.

Em suma, embora se tenha percorrido um logo caminho na busca pela igualdade de género, a verdade é que essa igualdade ainda não existe e a luta das mulheres ainda continuará por muitos anos.

Manuel Correia, 9.º B, N.º 14


Sem comentários: