sexta-feira, 18 de junho de 2021

ESCRIT@TOP.COM - EXPLORAÇÃO ESPACIAL: SIM OU NÃO? (TEXTO I)

 TEXTO DE OPINIÃO

EXPLORAÇÃO ESPACIAL: SIM OU NÃO? 

Fonte:  https://foxnewsroom.lift.com.pt/62954-national-geographic-celebra-os-50-anos-da-chegada-a-lua-com-apollo-o-caminho-para-a-lua

Desde há muito, o Homem investiga o seu passado. No entanto, cada vez mais, lança o seu olhar para o futuro, procurando fora do planeta Terra novas possibilidades. A exploração espacial é, porém, muito dispendiosa, exigindo enormes recursos financeiros.

Será importante apostar na exploração do universo? 

Eu acredito que a exploração do universo proporcionará vários benefícios para a raça humana.

Se apostássemos intensamente na exploração do universo, eventualmente, iríamos encontrar planetas onde seria possível sobreviver, um espaço onde poderíamos, também, fazer experiências científicas mais perigosas. Isto tornaria o desenvolvimento da tecnologia uma prática mais segura e mais rápida.

Além do progresso tecnológico, iríamos desenvolver a humanidade, pois, com a exploração do universo, a aparição de novas substâncias será quase inevitável. Eu tenho esperança que estas substâncias sejam usadas para fazer evoluir ainda mais a tecnologia e, assim, ajudar a curar doenças atualmente incuráveis, como o HIV ou o cancro.

Acredito que a exploração do universo seja, sim, importante, no entanto, creio também que ainda muitos anos irão passar até conseguirmos criar um foguetão ou outro dispositivo capaz de viajar por milhões de anos-luz, a uma velocidade enorme, mas capaz de proteger e fazer o ser humano suportar essas condições.

Efetivamente, só após resolvermos aquele problema seremos capazes de viajar pelo espaço e conseguiremos atingir os objetivos que eu referi, tais como, desenvolver locais de habitabilidade alternativos e tecnologia para aumentar a população humana, e também a criação de medicamentos e novos procedimentos, na medicina, que permitam curar o incurável.

 Gabriel Afonso da Silva Furtado, 9.º A, N.º 4.

Sem comentários: