sexta-feira, 24 de maio de 2019

QUANDO UM LIVRO GANHA CORPO E OS OLHARES SE MULTIPLICAM: HISTÓRIA(S) DE UMA VISITA

Acordei bem cedo, pela manhã, ainda o sol não raiava. Chateado por ter saído do mundo dos sonhos, onde podemos nadar no mais fundo dos oceanos ou sobrevoar a mais alta de todas as montanhas, barafustei.
De repente, oiço uns pequenos passos. Abro os olhos e vejo uns longos bigodes, ao mesmo tempo, oiço um suave miado, e logo uma leve pata, com umas pequenas e delicadas almofadinhas, pisa a minha cara. É a minha gata, Cal! Assim que viro os meus pensamentos para o dia, percebo que é tempo de viajar de outra forma. Apenas me levanto pela motivação que a viagem me dá, desço as escadas velozmente e, num abrir e fechar de olhos, estou vestido.
Num ápice, encontro-me na cozinha e já os meus pais estão a preparar o pequeno-almoço. Rapidamente, devoro a minha taça de cereais e, noutro instante, estou na casa de banho. Lavo os dentes com movimentos regulares.
Pego na bagagem, equipo-me e o meu pai leva-me ao heliporto. Descemos a Fóia rapidamente pois àquela hora não havia trânsito... Chegados ao heliporto, o meu pai deixa-me e eu entro no autocarro.
Rafael Mira Mendes, 7.º B

A maior parte da viagem, fui a observar a paisagem, os pássaros a voarem no céu como aviões, os carros vizinhos que andavam na autoestrada com destinos desconhecidos e o rio Tejo, que baloiçava de um lado para o outro, calmamente, como os caracóis que levam uma eternidade a viajar de um prado para o outro. Além disso, também ouvi música.
Quando chegámos a Lisboa, senti um bafo de calor na minha cara, como se uma bola de fogo me tivesse atingido. Depois ...
Inês Isabel Duarte Inácio , 7.º A

Parámos num jardim muito bonito, com muitos bancos espalhados pelo espaço, muitas plantas e uma espécie de lago com um canal de água que atravessava o jardim de uma ponta à outra. Aí, dividimo-nos em grupos e fizemos uma atividade que consistia em ler um capítulo da obra «Leandro, Rei da Helíria», de Alice Vieira, e depois contar aos restantes ... No meu grupo, fui eu a porta-voz!
Inês Silva Inácio , 7.º A

De seguida, tivemos de arranjar um par, da outra turma, para imaginarmos e escrevermos o final da história, pois só tínhamos lido o primeiro ato!
Caminhámos, depois, todos juntos ao longo do rio Tejo, no Parque das Nações, para almoçarmos. Tem uma vista lindíssima! Quando acabámos de comer, apanhámos o autocarro e fomos assistir à peça de teatro no auditório do Colégio Pedro Arrupe. O objetivo da visita era mesmo esse! Ao chegarmos, entrámos, sentámo-nos e ofereceram-nos uns cartões para o telemóvel. Então, assistimos à peça, foi muito divertido!
Rita Nobre Gonçalves , 7.º B

A história falava de um rei que tinha três filhas e queria dividir o reino por elas. Para isso,  pediu às filhas que lhe dissessem quanto o amavam. Amarílis disse que o amava tanto como ao sol; a Hortênsia disse que o amava tanto como ao ar que respirava e a Violeta disse que o amava tanto como a comida precisa de sal. E assim continuou a história ...
Filipa Reis Marques , 7.º B

Eu achei que a sala era grande e confortável. O teatro, por sua vez, teve muitos pontos positivos e poucos negativos. Quando nós chegámos, os senhores que lá estavam certificaram-se que ninguém tinha pastilhas e isso foi bom porque contribuiu para a higiene do teatro. Outro ponto positivo foi a boa atuação dos atores, pareciam muito profissionais. Como ponto negativo, só achei o facto de o teatro ter sido um pouco curto...
Miguel Ramos , 7.º A

A única coisa de que não gostei foi a parte em que o suposto marido da Violeta estava a cantar falsete, mas, na realidade, nem sabia o que isso era! De resto, gostei muito e gostei do pormenor de estarmos a falar por “skype” com William Shakespeare. Isso foi muito engraçado, porque ele até teve de fingir que estava a dormir para a mulher o deixar ver o teatro!
Guilherme Carvalho, 7.º B

Terminado o teatro, voltámos para o autocarro. Seguimos viagem e as raparigas começaram a pôr música, depois parámos a meio do caminho para lanchar. Comemos muito, especialmente as bolachas e «palmiers» que os professores tinham levado! Depois seguimos viagem, já estávamos cansados!
Beatriz Francisco , 7.º B

Durante a viagem de regresso a Monchique, refleti um pouco sobre os ensinamentos que a peça de teatro me transmitiu. Que devemos ser sempre nós mesmos, como Violeta, que não seguiu o mau exemplo das irmãs; também que não devemos forçar as coisas para que aconteçam, pois tudo tem um momento certo para acontecer, como com o rei de Helíria, que só descobriu que as palavras de Violeta não tinham sido um insulto muito tempo depois...
Inês Isabel Duarte Inácio , 7.º A

Mal cheguei a casa, vesti o pijama e fui «amalhar-me». Foram poucos os minutos que fiquei na cama acordada...
Carolina Morais , 7.º B

Eu gostei muito da visita de estudo, o teatro foi muito giro e engraçado, mas tenho pena que tenha sido tão curto. Espero que tenhamos mais visitas de estudo assim, talvez já não este ano, pois está quase a terminar, mas para o próximo!
Beatriz Vaze , 7.º B









(Fotografias: Professora Natividade Lemos)

2 comentários:

Marília disse...

Lindo! Esta multiplicidade de olhares é maravilhosa! Parabéns!
Marília

Ana Gonçalves disse...

Adoro!!!!
Obrigada prof. Natividade Lemos