quarta-feira, 8 de maio de 2019

PARES DA LEITURA 2018-19: UMA FINAL ANIMADA E DIVERTIDA

Eram 20 horas do dia 7 de maio de 2019 e o auditório da Escola Básica Manuel do Nascimento já estava preparado para receber a final do Concurso «Pares da Leitura»: a 11.ª final deste concurso, que começou no ano letivo 2008-2009.
Ao fundo, dez cadeiras aguardavam pelos concorrentes: primeiro dez alunos, depois dez adultos, que iriam responder alternadamente a três séries distintas de questões (verdadeiro/falso; escolha múltipla; frase lacunar).


E o auditório encheu para assistir à prova e celebrar a leitura.


Depois de ouvir atentamente as questões sobre a obra O Mistério do Colar Desaparecido, de Enid Blyton, os alunos foram registando as suas opções e recolhendo uma valiosa «moeda de oiro» por cada resposta certa.





No final de cada série, os alunos cediam os lugares aos seus pares, os adultos, e as questões centravam-se, então, na obra A Lua de Joana, de Maria Teresa Maia Gonzalez.


Para relaxar e fazer lembrar que a leitura é mesmo o mais importante neste concurso, no final de cada série, a Carolina Morais e a Beatriz Reis presentearam a assistência com excelentes leituras de alguns dos seus poemas preferidos.



Um dos momentos mais animados da noite foi a apresentação de uma canção da autoria da turma A do 6.º ano,composta no âmbito das Histórias da Ajudaris 19, sob a orientação das professoras Carla Travessa e Velma Costa.


No final, fizeram-se contas às moedas arrecadadas.
Verificado um empate no 1.º lugar, com duas equipas a totalizarem 28 pontos (num conjunto de 30 questões), os alunos de cada par responderam a mais três questões (uma de cada tipo). Mantendo-se o empate, recorreu-se à estratégia de «morte súbita». Lançados os dados, o aluno com valor superior, o Gil Matos, optou por responder, sem qualquer hesitação. A resposta certa valeu-lhe o 1.º lugar, tendo revalidado «o título» do ano anterior.




Os cinco primeiros lugares foram ocupados pelas seguintes equipas:
1.º lugar - Gil Matos (6.º A) / Carla Alfarrobinha (mãe);
2.º lugar - Maria Gonçalves Nunes (5.º A) / Sónia Nunes (mãe);
3.º lugar - Inês Calapez Duarte (5.º A) / Paula Calapez (mãe);
4.º lugar - Anita Marques (5.º B) / Teresa Campos (mãe);
5.º lugar - Rodrigo Simões (5.º A) / Sónia Martinho (mãe).

No entanto, todas as equipas foram premiadas com vales oferecidos pelo Presidente da Junta de Freguesia de Monchique.

Esta sessão contou também com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Monchique, que premiou os alunos monchiquenses que representaram o concelho na fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura: Alícia Costa Duarte e Daniela Reis (1.º ciclo), Anita Marques e Gil Matos (2.º ciclo), Beatriz Reis e Carolina Morais (3.º ciclo).
O Presidente da Câmara premiou, ainda, os finalistas de Monchique que participaram na final do Concurso «Momentos de Leitura»: Simão Correia (1.º ciclo), Mariele Venda (2.º ciclo) e Beatriz Reis (3.º ciclo).


Sem comentários: