quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

AO JEITO DE MIGUEL TORGA

SEGREDO

Sei um ninho.
E o ninho tem um ovo.
E o ovo, redondinho,
Tem lá dentro um passarinho
Novo.

Mas escusam de me atentar:
Nem o tiro, nem o ensino.
Quero ser um bom menino
E guardar
Este segredo comigo.
E ter depois um amigo
Que faça o pino
A voar...

Miguel Torga (1907 – 1995), in Diário VIII.


O PÁSSARO

Que fale comigo
Por entre as ondas dos sonhos
Que cante, que dance.
Que me diga que somos amigos
Ao meu ouvido enquanto estou a sonhar.

Mas lá no fundo sinto pena,
Por não o ter ajudado:
Deixei-o estar por entre os ramos
Deitado ao luar, ao frio e à chuva,
Sentindo-o chorar.

Contudo, não posso voltar atrás!
Não dá! O que está feito está feito!
Agora sou feliz
E imagino o pássaro a esvoaçar…

Beatriz Marreiros Alves Francisco - 7.º B
(Texto construído a partir do poema “Segredo”, de Miguel Torga.)

  Pablo Picasso, “Criança com Pomba”, 1901

Sem comentários: