quarta-feira, 29 de abril de 2015

UM POR TODOS E TODOS PELO PLANETA

O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, que se celebra a 23 de abril, foi assinalado, na rubrica semanal "Um Livro por Semana", com a leitura da obra Um por Todos e Todos pelo Planeta. O Jaime Lopes, de oito anos de idade, que frequenta o 3.º ano na Escola EB1 N.º 2, selecionou esta obra de Manuel Reis e conduziu-nos ao Olimpo, onde os deuses se reuniram para deliberar sobre o grave problema de poluição que assolava o planeta.
Zeus, Posídon, Hades, Ares e Afrodite, entre outros, concluíram que teriam de enviar um emissário à Terra. Alguém que pensasse como os humanos, mas que fosse independente, esperto, imprevisível, que amasse a natureza e que possuísse um grande coração.
O Capitão Jack Sparrow mereceu o consenso dos deuses, que lhe ordenaram que voltasse à Terra e acabasse com a poluição que os homens produziam, a fim de garantir o equilíbrio do planeta. 
Em troca, Jack Sparrow poderia reviver todos os prazeres da sua vida de pirata.
 
Com uma leitura corretíssima, apesar do elevado grau de dificuldade do texto, o Jaime foi-nos narrando uma curiosa história que associa a mitologia grega à figura irreverente do "Pirata das Caraíbas", mas, acima de tudo, foi-nos alertando para os graves problemas ambientais do nosso planeta.

Questionado pela jornalista Idalete Marques, que ficou surpreendida com a mensagem ecologista desta leitura, o Jaime esclareceu que o livro faz parte da sua biblioteca pessoal e que o ganhou no Concurso "Adivinha quem está a ler!"

É claro que, no fim da emissão, o nosso jovem leitor recebeu os maiores (e merecidos) elogios da jornalista, deixando visivelmente orgulhoso o avó, que o acompanhou em estúdio durante todo o programa.
 
 
 
 

Sem comentários: