segunda-feira, 6 de abril de 2015

SEMANA DA LEITURA MUITO ALARGADA

A Semana da Leitura comemorou-se, no corrente ano, de 16 a 20 de março. De norte a sul do país, multiplicaram-se as atividades de leitura, com o intuito de estimular o prazer de ler e de promover o desenvolvimento das competências leitoras.
No Agrupamento de Escolas de Monchique, as atividades intensificaram-se logo a partir do dia seis de março, com as turmas do 9.º ano a deslocarem-se a Lisboa para assistirem à representação teatral da peça Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente. E para complementar este recuo até à época vicentina, os alunos estiveram de visita à Torre de Belém, e ao Museu Nacional da Arte Antiga, onde apreciaram valiosíssimas obras, com particular destaque para os Painéis de São Vicente, atribuídos a Nuno Gonçalves, O Inferno, pintura medieval de autor português desconhecido, e a Custódia de Belém, fabulosa peça da ourivesaria portuguesa, cuja autoria é “atribuível ao ourives e dramaturgo Gil Vicente”.

 
 
No dia onze, a escritora Luísa Fortes da Cunha esteve à conversa com os alunos do 5.º ao 8.º ano, apresentando a coleção “Teodora”, que já vai no 15.º título. Professora de profissão, a autora soube captar a atenção dos alunos e despertar o interesse pelas aventuras da jovem Teodora que, sendo a sétima filha de um casal, se transforma em fada ao completar doze anos, tendo a possibilidade de entrar para o Mundo Paralelo, onde existem seres fantásticos, mas onde terá de se defender de Pooka.

 
 

Nos dias dezasseis, dezassete e dezoito, o professor João Lizardo levou a sua Mostra Portátil de Livros Miniatura a todas as escolas do Agrupamento e, depois de dar a conhecer alguns volumes reveladores da História destes fascinantes objetos, ensinou os alunos a construir o seu primeiro livro em tamanho reduzido.
 

A atividade “Adivinha quem está a ler!” voltou a marcar presença nas escolas EB1 nº 1 e EB1 nº 2 de Monchique, enquanto a escola EB1/JI de Marmelete apostou na “Caça à Leitura”.




Na escola EB 2,3 – Escola Básica Manuel do Nascimento, a preferência foi para a atividade “À Roda dos Livros”, pondo os alunos a partilhar leituras com os colegas de turma.

Um dos pontos altos da Semana da Leitura foi a final do concurso “Pares da Leitura”, que já vai na sua 7.ª edição e que, no corrente ano, contou com nove pares finalistas. Numa prova bem disputada, mas sempre animada e divertida, a dupla vencedora, constituída pelo João Melo, da turma A do 6.º ano, e pelo pai, Rafael Melo, esteve imbatível, ao responder acertadamente a todas as questões sobre as duas obras a concurso.


Em segundo lugar, classificou-se o par constituído pelo Duarte Gouveia (também do 6.ºA) e pela mãe, Ana Gouveia.
O terceiro lugar foi ocupado pela equipa formada por outra aluna do 6.º A, a Maria Gervásio, e por uma funcionária da escola, Maria Luísa Salvador, depois de uma prova de desempate que colocou no quarto lugar a equipa formada pela Teresa Penteado, da turma B do 6.º ano, e pela sua madrinha, Anabela Martins. Mas como o que verdadeiramente importa, neste concurso, é a alegria da leitura, todos os finalistas foram premiados pela Junta de Freguesia de Monchique.
Também houve espaço para a atribuição de prémios às três alunas do 3.º ciclo que representarão o Agrupamento de Escolas de Monchique na fase regional do Concurso Nacional de Leitura, a Sara Silva, a Bárbara Páscoa e a Ana Teresa Alves, as quais receberam vales FNAC, numa oferta da Câmara Municipal de Monchique.

Sem comentários: