segunda-feira, 18 de março de 2013

SEMANA DA LEITURA - 11 A 15 DE MARÇO

A semana de 11 a 15 de março foi, na realidade, a nossa segunda Semana da Leitura já que, por conveniência das agendas dos nossos convidados, as atividades associadas ao livro e à leitura intensificaram-se logo na primeira semana do mês, conforme explicitado no post anterior.
Mas vejamos como decorreu esta semana.
11 de março
 - Reinauguração do espaço BIBLIOTROCAS.
Com o intuito de promover a leitura, facultando o acesso a novos livros sem encargos financeiros, a BE voltou a organizar, no Polivalente da Escola EB 2,3, um espaço aberto onde qualquer elemento da comunidade educativa poderá proceder à troca de livros usados, mediante um simples registo.
- Ainda neste dia, a Equipa da BE deslocou-se à Escola EB 1 nº 2, mais concretamente à turma do 2º ano, para "Caça à Leitura" e foi encontrar uma turma entusiasmadíssima com esta atividade. Os livros vinham nas mochilas, as leituras estavam preparadíssimas e os alunos "caçados" fizeram excelentes apresentações das obras lidas. E, claro, tiveram direito a novos livros oferecidos pelo projeto aLer+ da nossa escola.

 12 de março
- A "Caça à Leitura" viajou até à Escola EB 1 de Marmelete.
Do 1º ao 4º ano, quase todos os meninos estavam ansiosos para poderem apresentar o livro que estão a ler ou leram recentemente. Sorteados os números, ficámos surpreendidíssimos com a facilidade com que nos falaram das obras e nos contaram as histórias fantásticas que tinham lido.
E como é hábito, houve prémios para os meninos "caçados na leitura", de acordo com uma decisão unânime de todos os presentes.


13 de março
- Os três representantes do nosso Agrupamento de Escolas, acompanhados por uma professora da equipa da BE, viajaram até São Brás de Alportel para participarem na Fase Distrital do Concurso Nacional de Leitura.
Concluída a prova escrita, o Manuel Alves, a Margarida Chalupa e a Teresa Ginjeira mostravam-se muito otimistas com a sua prestação e já sonhavam com a fase seguinte. No entanto, num conjunto de 123 participantes, só cinco subiram ao palco para realizarem a prova oral e não ficámos a saber em que lugares se classificaram os nossos "meninos". O que podemos garantir é que dignificaram a nossa escola e o nosso concelho com a sua participação, o seu empenho e o seu civismo.



14 de março
- A rubrica Um Livro por Semana foi para o ar com a presença em estúdio de uma das equipas finalistas do Concurso "Pares da Leitura". A Beatriz Penteado e a sua parceira, a Anabela Martins (que todos conhecemos como Malu), que se classificaram em 1º lugar na 1ª fase deste concurso, levaram à Rádio Fóia os livros que estão a ler para se prepararem para a grande final.
A Beatriz falou-nos de Os heróis do 6ºF, de António Mota, e a Malu apresentou-nos O aço mudou de têmpera, do escritor monchiquense Manuel do Nascimento, surpreendendo a jornalista Idalete Marques com a sua capacidade de expressão e a sua fluência na leitura.


- Por motivos imprevistos, que infelizmente não podemos controlar, a final do Concurso "Pares da Leitura", agendada para as 21 horas deste dia, ficou adiada para o início do 3º período.

15 março
- A atividade "À Roda dos Livros" esteve em destaque neste dia com a BE a receber as turmas do 8º ano. Foi evidente a crescente facilidade com que os alunos falam dos livros da sua preferência, apesar do constrangimento de terem de integrar no seu discurso a "tal palavra obrigatória".


Ao longo da semana, os alunos puderam ainda dispor de duas pequenas feiras do livro com obras dos autores que nos visitaram na semana anterior.


Sem comentários: