O pequeno auditório do TEMPO
(Teatro Municipal de Portimão) encheu totalmente, no passado dia 11 de maio,
para acolher a final da 12.ª edição do Concurso «Momentos de Leitura»,
uma iniciativa das bibliotecas
escolares e públicas dos concelhos de Portimão e Monchique,
que visa promover a leitura em voz alta e estimular o gosto pela poesia.
Dedicada à poesia de intervenção, no âmbito do cinquentenário da Revolução dos Cravos, a edição do corrente ano proporcionou momentos ímpares de cumplicidade entre leitores e assistência, que se sentiram tanto nos silêncios emotivos que acompanharam a leitura de cada poema, quanto nos aplausos efusivos que se seguiram às prestações dos jovens leitores. Afinal, estavam ali, reunidos, os melhores leitores de cada ciclo de todos os agrupamentos de escolas dos concelhos de Portimão e Monchique. E não houve nem boas nem más leituras. Houve, sim, e apenas, leituras extraordinárias!
As nossas finalistas, as nossas três meninas, representaram o Agrupamento de Escolas de Monchique de forma exemplar, oferecendo-nos três fantásticas leituras dos poemas «25 de Abril», de Luísa Ducla Soares, «As Mãos», de Manuel Alegre, e «Letra para um Hino», também de Manuel Alegre, e arrecadaram dois dos prémios a concurso: a Gabriela Susana Marques, do 4.º ano da Escola EB1 n.º 1, classificou-se em 1.º lugar na categoria do 1.º ciclo; a Anita Martins Pereira, do 6.º A, obteve o 2.º lugar na categoria do 2.º ciclo.
A nossa representante do 1.º ciclo Gabriela Susana Marques, 4.º ano, Escola EB1 n.º 1 |
A nossa representante do 2.º ciclo Anita Pereira, 6.º A, Escola Básica Manuel do Nascimento |
A nossa representante do 3.º ciclo Margarida Lima António, 7.º A, Escola Básica Manuel do Nascimento |
A biblioteca escolar agradece às três meninas pelo entusiasmo, pela responsabilidade (enorme e notória responsabilidade) e pelo empenho que dedicaram a este desafio e por representarem tão bem o nosso agrupamento de escolas.
Parabéns, meninas!
E, claro, parabéns a todos os meninos e meninas que, não tendo chegado à final, tiveram a vontade e a coragem de participar neste concurso.
De Monchique vai também um agradecimento especial à equipa da Biblioteca Municipal de Portimão pela organização irrepreensível do evento.
1 comentário:
Muitos parabéns, meninas!
Enviar um comentário