segunda-feira, 24 de abril de 2023

CONCURSO «PARES DA LEITURA» REGRESSA EM 2023 E SUPLANTA EXPECTATIVAS

No passado dia 20 de abril, a Escola Básica Manuel do Nacimento abriu as suas portas à noite para acolher a 13.ª edição do Concurso «Pares da Leitura». Receávamos que a interrupção de dois anos causada pela pandemia condicionasse a continuidade deste concurso tão apreciado pela comunidade educativa. Eram, no entanto, receios infundados. O auditório encheu-se de concorrentes, familiares e amigos, num ambiente animado e descontraído, apesar do nervosismo habitual e normal numa competição.


Compareceram 24 pares a concurso, ou seja, 48 leitores, que realizaram uma prova escrita sobre as obras indicadas: O Rapaz de Bronze, de Sophia de Mello Breyner Andresen, para os alunos e O Caderno do Avô Heinrich, de Conceição Dinis Tomé, para os adultos.

Alunos durante a realização da prova


Adultos durante a realização da prova

As somas das pontuações obtidas nas provas pelos dois elementos de cada par ditaram o apuramento de 10 pares que passaram à 2.ª fase, que está agendada para o dia 12 de junho, às 20h30.
Os pares apurados para a 2.ª fase foram os seguintes:
- Martim Duarte e Andreia Silva (mãe);
- Liia Ludovico e Ana Ludovico (mãe);
- Beatriz Duarte e Margarida Nunes (mãe);
- Jorge Duarte e Ana Margarida Francisco (prima);
- Diogo Catarino e Anabela Martins (tia);
- Jamila Bragança e Georgina Gervásio (funcionária da escola);
- Isabela Gonçalves e Sara Justino (mãe);
- Tiago Francisco e Catarina Correia (prima);
- Matilde Messia e Lúcia Costa (mãe);
- Maria João Gonçalves e Vera Guerreiro (mãe).
Para esta fase, os alunos terão de ler a obra Avozinha Gângster, de David Walliams, e os adultos, O Homem que Plantava Árvores, de Jean Giono, obras que foram oferecidas as todos os finalistas pela Secretária da Junta de Freguesia, autarquia que apoia financeiramente este concurso.

Sem comentários: