segunda-feira, 26 de julho de 2021

ARTICULAÇÃO CURRICULAR: MAIS E MELHOR APRENDIZAGEM

Já várias vezes aqui falámos das atividades «Ler+ BD» e «Seguras-te na Net?», mas estávamos longe de imaginar o resultado que a junção das duas poderia originar.

A atividade «Seguras-te na Net?» estrutura-se a partir de tiras de banda desenhada disponibilizadas pela SeguraNet, a partir das quais se trabalham diferentes temas associados à segurança online,  tarefa que a professora de TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) foi desenvolvendo nas turmas do 5.º ano, num trabalho colaborativo com a biblioteca escolar.

Paralelamente, no âmbito da atividade «Ler+ BD», ao longo do ano letivo, os alunos foram motivados pela professora de Educação Visual para a leitura de diferentes géneros de banda desenhada e apoiados na produção de ilustrações com recurso à arte sequencial.

Associando as duas atividades numa modalidade de DAC (Domínio de Autonomia Curricular), as duas professoras incentivaram os alunos a imaginar e compor as suas próprias tiras de banda desenhada sobre temas relativos à segurança online, proposta que deu origem a um interessante conjunto de trabalhos, que evidenciam já uma atitude reflexiva e crítica face à internet.

Depois, foi só colocar as legendas e os balões de fala, com recurso a meios informáticos, e o resultado é o que se pode ver a seguir. 

Clique sobre as imagens para as ver melhor.

Beatriz Rio - 5.º A

Sofia Duarte - 5.º A

Clara Pinto - 5.º B

Darlene Vicente - 5.º A

Dinis Martins - 5.º B

Joana Dimas - 5.º B

Lara Gonçalves - 5.º A

Lia Marques - 5.º A

Luana Correia - 5.º A

Martim Manuel - 5.º A

Nicole Duarte - 5.º B

Nuno Reis - 5.º B

Roberto Xiao - 5.º B

Joana Santos - 5.º B

Mariana Silva - 5.º A

Rodrigo Almeida - 5.º B

Rubi Washington - 5.º B

Tatiana Duarte - 5.º A

Sem comentários: