segunda-feira, 19 de julho de 2021

BOAS PRÁTICAS 2021: PNL E RBE SELECIONAM ATIVIDADE DE MONCHIQUE

O Plano Nacional de Leitura e a Rede de Bibliotecas Escolares divulgam anualmente as melhores práticas das escolas aLeR+ 2027, selecionando um conjunto de dez atividades «consideradas relevantes, com potencial para inspirarem outras escolas e com impacto no desenvolvimento de uma cultura de leitura, escrita e de literacia». 

«Ler+ com História e Expressão», uma atividade do Agrupamento de Escolas de Monchique delineada pela biblioteca escolar e proposta aos professores de Português, História e Educação Visual do 9.º ano, com o intuito de trabalhar a leitura como um domínio transversal ao currículo, propiciador de mais e melhores aprendizagens, foi uma das dez atividades selecionadas pelo PNL e pela RBE em 2021.

Esta atividade desenvolve-se a partir do estudo de um tema da disciplina de História do 9.º ano que habitualmente cativa o interesse dos alunos: Segunda Guerra Mundial / Holocausto.

A abordagem deste tema na disciplina de História é complementada com a leitura partilhada e discutida, em sala de aula, de uma obra narrativa de curta dimensão sobre a temática, O Caderno do Avô Heinrich, de Conceição Dinis Tomé, a partir da qual se produzem várias ilustrações. Posteriormente, os alunos progridem para a leitura individual e autónoma de outras obras mais extensas e com um grau de complexidade mais exigente.

A partir dessas leituras, e por proposta da professora de Português, no corrente ano letivo, os alunos foram incentivados a produzir um interessante e diversificado conjunto de textos: sinopses das obras lidas, recensões críticas e cartas (cartas dirigidas à Humanidade, escritas por uma das personagens secundárias da obra lida, fazendo referência a factos históricos estudados). Paralelamente, os alunos redigiram textos informativos e de opinião sobre conteúdos trabalhados na disciplina de História.

A compilação desses textos deu origem a um excecional suplemento da edição de abril do Jornal de Monchique, intitulado «Cadernos do Holocausto».

Sem comentários: