sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

«NEWTON GOSTAVA DE LER!» VOLTA ÀS TURMAS DO 5.º ANO

Depois de vários adiamentos, a atividade Enigmatemático do projeto «Newton gostava de ler!» voltou a ser implementada nas turmas do 5.º ano, numa parceria entre a biblioteca escolar e a professora de matemática.  O espaço da biblioteca foi substituído pela sala de aula, de modo a dar cumprimento às normas previstas no Plano de Contingência, e o trabalho de grupo deu lugar ao trabalho coletivo e individual.

Tudo começou com o resumo de uma história, apresentado de uma forma inesperada, através de uma expressão numérica.

A resolução da expressão numérica conduziu-nos à identificação de todas as personagens que intervêm na história «Passei com mais dois»,(in Cinco Histórias ao Telefone – Retiradas de «Contos por Telefono» de Gianni Rodari): o dez, o oito, o quatro, o doze, a subtração, a divisão e a multiplicação.

Lida a história pela professora bibliotecária e confirmada a adequação do “resumo”, os alunos passaram, então, à resolução de três "enigmas", pondo à prova as suas capacidades de concentração e de raciocínio. «O caracol», «As casas da minha rua» e «Família de tartarugas» foram os desafios propostos e as respostas não se fizeram esperar.

Sem comentários: